90 Minutos

Quem decidiu estender a ideia de ter aulas de 90 minutos sem intervalo a todas as disciplinas do Ensino Básico deveria, num espírito de tolerância e boa vontade, ser empalado dez vezes com pau de marmeleiro ou ser largado à malta do ISIS com um letreiro a dizer “adorador do assis“, que é como quem diz em árabe, toucinho.

É que dá muito nas vistas que ou não é obrigado a praticar ou então é daqueles que falam muito na sala de professores e mandam fazer cópias do manual nas aulas e ninguém pode dar um pio.

Empalar

16 thoughts on “90 Minutos

  1. Nós estamos a experimentar, de novo!, as aulas de 50 minutos. A experiência está a ser do agrado geral… só tem um problema, há muitas disciplinas a perderem tempo, caso da História que perdeu 35 minutos semanais no 7º ano, outro tanto no 8º… rsssssssssss… para cumprir a porra das mesmas metas paridas pelo MEC… rsssssssssssss…

    Gostar

  2. Visto no blog “Dois dedos de conversa”:
    “Pediram-me que divulgasse este pedido. Muito resumido: trata-se de uma cidadã líbia que mora no Porto e precisa urgentemente de aprender português. Infelizmente não tem dinheiro para pagar as aulas. O resto da história está contada aqui.
    Alguém conhece um/a professor/a de português (como língua estrangeira) que tenha algum tempo e gosto de ajudar?”

    Gostar

  3. O mais giro sem as aulas práticas: sem turnos, com vinte e tal alunos, numa aula de 90 min (tem de ser) de quando em vez. Na segunda feira uma turma de 7º até fez um pequeno coro: os minerais agradeceram.

    Gostar

      1. Nem todas as aulas de ciências são práticas…. concordo contigo quando dizes que a concentração de vai. O problema é que inviabiliza as aulas práticas. Por outro lado, como digo, como não há turnos de 90´ (só se fazem turnos em turmas com mais de 20 alunos em 45´ ) está tudo lixado. Mas a generalização de 50´ ainda era pior para as ciências. Podiam era fazer aulas de 100′ em turnos para as práticas. Resolvia o problema de toda a gente.

        Gostar

      2. Dou aulas de matemática de 90 minutos a garotos de 12 ou 13 anos. Venho do tempo dos 50 minutos por aula. Tenho as duas experiências. Embora haja alunos que se aguentem bem nas aulas de 90 minutos, a maior parte dos alunos não consegue estar atento depois dos sessenta minutos e eu não posso deixar de os compreender. Se a maior parte das pessoas adultas começa a ficar agitada e desatentas depois de 90 minutos de reunião imaginem como se sentirão as crianças. Agora, pensem em mim, uma respeitável senhora de meia idade, numa 6ªa feira ao fim da tarde, a dar 90 minutos de aula de matemática aos meus pequenos do 8ºano…

        Gostar

  4. Aulas de 90 minutos nas disciplinas (mais) “teóricas” são claramente contraproducentes.

    É um dos meus grandes cavalos de batalha na questão do ensino: aulas com esta duração decorrem ainda do modelo da “escola fabril” que ainda vigora.
    Acontece, porém, que o trabalho de natureza intelectual é da ordem da qualidade e não da quantidade (como é o trabalho fabril).

    O mesmo modelo – apologia da extensão – subjaz, infelizmente, às grelhas horárias, aos programas e aos currículos.
    E o economicismo austeritário estendeu, para outro plano, mas não com menos perversidade – porque aprofunda a desumanização da escola -, esta lógica: mega-agrupamentos, mega-turmas

    Alterar este modelo é que seria uma verdadeira “reforma estrutural”.

    Gostar

    1. A Escola da Ponte é modelo para muita gente. Mas não sei se a sua generalização seria bem sucedida. Há uma coisa interessante chamada…”cultura de escola” que cilindra todas as inovações. Há séculos que é assim.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.