Ao Alto

O Expresso coloca com seta para cima o seu preferido para futuro líder do PS e dá a palavra a uma “politóloga” que receia que o PS se torne refém do Bloco e do PCP, mas não que o PSD fique refém dos humores irrevogáveis do Portas. Posso estar enganado, mas há quem no Expresso tenha receio de perder audiências para o Observador. Já houve tempos mais subtis.

subtileza

One thought on “Ao Alto

  1. Mas o PS pode crescer ou fortalecer-se para o Centro?! Este mito vem sendo insistentemente propagado pelas hostes situacionistas. Não vá a ovelha tresmalhar…

    O PSD e o PP (como revelam estudos e a experiência empírica confirma) têm aí o seu eleitorado, já bem estabilizado (não é só o PCP…). E, para sermos mais precisos, trata-se de um Centro basculado para a direita – à imagem do restante campo político (o velho Gramsci explicaria bem isto sublinhando a hegemonia ideológica neoliberal). Por que é que esse eleitorado iria mudar para o PS?

    Ora, o PS tem perdido é votos sobretudo para a esquerda (o BE que o diga), e mais ainda para a abstenção (pode-se constatar que o seu declínio eleitoral é paralelo à subida desta), à medida que a sua deriva para o centro – consignada em sucessivas governações – se vem acentuando, centro não apenas ideológico, entenda-se, mas dos interesses que capturaram o regime. A maioria sociológica de esquerda, o “povo da esquerda”, que sempre permitiu as vitórias dos PR antes de Cavaco, tem-se afastado progressivamente das urnas – e o PS é o principal culpado da deserção desses desiludidos.

    A grande questão que se põe assim ao PS é tentar recuperar essa faixa abstencionista, sociologicamente de esquerda – o que seguramente não acontecerá se prosseguir políticas de direita, mormente no domínio social. A miragem do Centrão (seguida suicidariamente por Assis e afins) só o tornará cada vez mais refém dos jogos da direita, condenando-o ao declínio e à irrelevância.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.