Repetição

Há muitos, muitos anos, tive 11 turmas do 9º ano, quando História tinha apenas 2 tempos de 50 minutos. Eram 2 aulas semanais para cada turma, repetidas 11 vezes.

Um suplício.

Ver mais de 300 testes era mau, mas muitíssimo pior era, pelo menos para mim, ter de repetir 11 vezes o mesmo conteúdo, com esta ou aquela variante.

Até aceitaria, com mau humor, as 11 turmas se fossem divididas pelos 7º, 8º e 9º anos, mas todas do mesmo ano? Vá lá que foi uma substituição e durou apenas uns 3-4 meses.

Há quem goste de ter apenas um nível, uma disciplina. A mim, entedia-me, porque torna o acto de ensinar repetitivo, por muito que se diga que não, que é sempre novo.

Mesmo para quem prepara sempre materiais novos ou renovados a cada ano, ao fim de, vá lá, 4-5 repetições semanais, é uma crueldade. A primeira é para testar, a segunda e terceira para afinar e entrar em velocidade de cruzeiro, a quarta e a quinta para atingir o esgotamento e a partir daí vou deixar de adjectivar.

Por isso, sou dos que não gosto do um ano, uma disciplina, anos após ano, mesmo com menos turmas. Só se consegue sobreviver com alguma sanidade, humor e um mínimo de criatividade se não nos confortarmos no automatismo.

Porky

7 thoughts on “Repetição

  1. “Mesmo para quem prepara sempre materiais novos ou renovados a cada ano, ao fim de, vá lá, 4-5 repetições semanais, é uma crueldade. A primeira é para testar, a segunda e terceira para afinar e entrar em velocidade de cruzeiro, a quarta e a quinta para atingir o esgotamento e a partir daí vou deixar de adjectivar.”

    Não consigo adjectivar qualquer prof de massas que se lamente aceitando, eu cá pensaria noutra parvoíce qualquer e nunca na efectiva possibilidade de não estar lá e fazer daquilo um emprego.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.