Por definição, implica que não se pague. No caso do ensino básico, universal e obrigatório, parece-me de escasso decoro que se obriguem todos os alunos a pagar folhas de teste, só porque o ministério impõe regras draconianas às escolas e agora é necessário poupar nas fotocópias dos próprios instrumentos de uma avaliação que se quer rigorosa.
A mim, que sou uma pessoa de vistas curtas, obrigar alguém a pagar por algo que o obrigamos a fazer, em especial num serviço público universal, parece-me a negação da mais elementar justiça.
As folhas de teste são das coisas mais absurdas das nossas escolas. Ver os putos (alguns de 10 anitos) perdidos em torno da papelaria para não correrem o risco de serem impedidos de realizar as avaliações.
GostarGostar
Tudo o que é grátis, além de ter custos muito elevados para terceiros não implicados, preforma a irresponsabilidade futura. Mas isso já sabemos e também se sabe, pelo histórico, que se pagam em primeiro os juros – mesmo não havendo capital.
GostarGostar
Eu também acho uma parvoíce. Há 26 anos que faço testes com resposta na própria folha. Em formato A3 para poupar nos agrafos. Claro que o meu plafond é de 80 folhas por aluno- que não gasto ao longo do ano.
GostarGostar
Eu faço como a Maria: respostas no enunciado. Era o que faltava.
GostarGostar
É para se habituarem à cultura da avaliação…
GostarGostar
Eu sou pelas folhas de testes. Se algum aluno não vier com a folhinha, corrijo na ‘mêma’ e prego-lhe com uma desancada verbal, por causa das coisas.
GostarGostar
Duvido que sejas por alguma coisa. Evidentemente, recuso-me estar lá para ver.
GostarGostar