Superioridade Moral

Em política, em especial entre nós, não existe, na Esquerda, na Direita ou no Centrão pantanoso.

Já todos pecaram, por acção ou omissão, a nível interno ou externo. Não consigo olhar para qualquer das cliques e encontrar-lhes uma mediana virtude que justifique o exclusivo dos apedrejamentos. Já quase todos pactuaram com o que há de pior por aí, ditaduras e torcionários, por fé política ou interesse económico.

Quando recorrem à História, fazemnos a um nível de enorme indigência e a teoria política parece ter sido aprendida nos coffe-breaks das universidades estivais ou nos intervalos da formação lá da célula ou grupo de trabalho.

Havendo as excepções que fazem a regra, a verdade é que a mediocridade é muita e são poucos os que não subiram na base de compromissos em que fecharam os olhos, os ouvidos e a boca. É muito difícil encontrar uma vestal impoluta do reino políticos analistas, dos politólogos activistas e dos mediáticos comentaristas, tudo gente independente, descomprometida e ética, à espera da avença televisiva ou do contrato para escrever um livro a explicar como salvar o mesmo Portugal que eles viram enterrar anos a fio, calando-se em troca de um contrato publicitário ou de um cargo de (euro)deputado, consultor, secretário d’algo.

Parece-me obsceno que alguns apareçam a esgrimir argumentos éticos quando o seu passado, recente ou remoto, é uma sucessão de entorses a qualquer vaga ideia de pureza política.

Nem vale a pena destacar nomes, pois a doutrina Octávio Machado é tão ou mais válida na choldra política do que no lamaçal futebolístico.

Choldra

6 thoughts on “Superioridade Moral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.