14 thoughts on “Censura

      1. Eu não gosto de violações do segredo de justiça para ninguém, nem mesmo para o Sócrates que me fez tão mal.
        Mas o que está em causa é uma decisão de um tribunal. Posso não concordar com ela mas se o tribunal considerou que era a resposta correta tenho de me calar e acatar. Olhem se agora começamos a pôr em causa as decisões dos tribunais? Só numa ditadura. Numa democracia tenho de aceitar que são tão imparciais quanto humanamente possível. Eles usam leis, produzidas pela República, se não gostamos, lutemos na AR.

        Gostar

  1. Mesmo a um pasquim, não se reponde com a censura. Jamais.
    Isto é claro.

    E neste caso concreto, poderemos talvez também perceber nele um reflexo censório que é marca da personalidade de Sócas, bem patente no seu consulado.

    Dito isto, se retirarmos o odioso da personagem visada (o que não fácil, por aqui (quase) todos o detestamos solenemente), teremos também que entender que o CM manda às urtigas – e por sistema – coisinhas tão irrelevantes como a presunção de inocência, o direito ao bom nome, o segredo de justiça (acolhe fugas cirurgicamente dirigidas e doseadas a partir de “dentro”) e por aí fora.
    Como pode – e deve – ser corrigida tal situação (já que a censura não é o caminho)? Pergunta que deixa de ser apenas “retórica” se nos colocarmos no lugar de alguém que seja alvo desses métodos.

    Gostar

  2. Tendo a concordar com a decisão do tribunal.

    Não é justo colocarem-se na posição de assistentes do processo para terem acesso privilegiado aos documentos e depois assumirem-se como jornalistas para publicarem selectivamente o que entenderem.

    Embora também ache que a decisão judicial, por uma questão de equidade, deva estender-se a todos os media na mesma situação.

    Claro que melhor do que isto tudo era sair de vez a acusação cá para fora e fazerem o julgamento, que tudo isto já começa a cheirar muito mal…

    https://escolapt.wordpress.com/2015/10/28/parece-me-justo/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.