Confiança

Demora algum tempo a conquistar-se e mantê-la é apenas fácil quando se baseia a relação com @s alun@s na clareza dos princípios e das práticas, não em teorizações fofinhas ou autoritárias, quase sempre associadas a quem ou precisa de se sentir desesperadamente adorad@ ou temid@. Sabem quase tod@s @s meus/minhas alun@s que prefiro resolver os nossos diferendos dentro daquelas quatro paredes, com porta aberta ou fechada, tanto se me faz. A el@s devo-lhes boa parte da minha auto-estima em matéria de justiça para com o próximo, pois ao longo do que já vão sendo muitos anos nunca fui acusado de ter procurado prejudicar fosse quem fosse ou, em contrapartida, beneficiar injustificadamente alguém. Se há espaço onde sempre me habituei a sentir seguro nas escolas por onde passei foi a sala de aula, apesar de todas as dificuldades com algumas turmas mais duras, eventuais faltas de civilidade a corrigir e de alguns fortes confrontos de ideias, resolvidos conforme a idade média das turmas.  Mas, mais ou menos rapidamente, tudo acabou por se esclarecer e sempre consegui que a sala de aula fosse um espaço de confiança mútua. Não de adulação ou de medo. E há muito que sei que, em caso de aflição, seriam sempre el@s quem melhor me defenderia. Pudesse eu dizer o mesmo dos adultos.

Minion

6 opiniões sobre “Confiança

  1. ah! A confiança. Entre criança/ adulto e adulto/adulto. É do melhor. Eu sou mais …ás vezes sim, outras não. Não é a indisciplina que destrói essa relação. Acho mesmo que a indisciplina é uma necessidade dos adolescentes, nasce da necessidade de confronto com a autoridade, acho mesmo que é assim que eles desenvolvem a sua personalidade…do confronto entre adulto/criança.
    Tenho uma aluna que dentro da aula está sempre a ser repreendida e no entanto os laços de confiança entre nós são dos melhores que há- porque tem comigo uma atividade extracurricular e aí é a criança mais responsável que tenho. Aliás toda a turma é assim- é a tal turma cavalo árabe/lusitano.
    Mas a relação entre adultos também se consegue – ao fim de 10 anos já sabemos em quem confiar. E há sempre pessoas especiais em quem confiamos instintivamente.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.