Prazos

A partir de dado momento da minha vida – ali por tempos da Faculdade – comecei a sentir-me idiota por cumprir prazos. Não é que tenha deixado de os cumprir, mas passei a perceber que os espertalhaços eram os que não cumpriam prazos com as mais desconjuntadas desculpas, viviam bem com isso e ainda gozavam com os otários como eu. Ainda me lembro de um colega que fazia questão de nunca entregar o trabalho no prazo, mesmo que fosse de meses, só para ver o que os outros faziam, ouvir os comentários dos professores e acertar o tiro.

Mas não é só desses que vive o endémico hábito de, entre nós, se considerar o cumprimento de um prazo como sinal de distúrbio mental ou mania se se armar. Há também os que não cumprem porque constatam que, na má prática, raramente alguém é penalizado se o não fizer. A desculpabilização corre ligeirinha, a par com a impunidade e a cumplicidade do não me digas que também nunca fizeste. E a verdade é que a moral do cumprimento é muito escassa.

Só que, quando alimentada desde a infância, esta atitude de irresponsabilidade acaba por desaguar numa impossibilidade de exigência de rigor aos outros, por manifesta ausência de autoridade na matéria. Porque é difícil querer um comportamento ético naqueles que olham para o lado e para cima e só encontram truques e habilidezas, desculpas e justificações.

E assim continuaremos alegremente a enterrar-nos na falta de exemplos que sejam mais do que excepções ou que, pelo menos, consigam concorrer em igualdade com o baldanço. Nas escolas e fora delas.

Calendario

2 thoughts on “Prazos

  1. Se me permite, colocaria no mesmo plano do “incumprimento de prazos” a “falta de pontualidade”… e, como refere, “nas escolas e fora delas” mas neste caso, muito mais fora delas…
    Os tansos e os stressados que enfiem com uns prozac para acalmarem… e para não desestabilizarem o equilíbrio concertado dos “inconseguimentos” variados… que o que, verdadeiramente, interessa é o que está no papel…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.