Turmas de Nível

Pequeno depoimento sobre este assunto para revista Professor+ da Staples (sim… eu sei… não me deram nada em material).

comboios

Não sou contrário à existência de turmas de nível temporárias no Ensino Básico, quando se destinam a resolver problemas específicos de aprendizagem de determinados conteúdos ou a ultrapassar situações particulares de alunos que, por doença ou outro motivo, perderam um período substancial de aulas. Acho pouco aceitável que isso aconteça no Ensino Secundário.

Mas essas turmas temporárias devem ser constituídas de modo que não se tonem guetos educacionais, para onde vão alunos problemáticos, quantas vezes mais por questões disciplinares do que pedagógicas. Um pouco como se está a preparar com a generalização dos cursos vocacionais que, em vez de serem uma alternativa excepcional, são a forma cómoda de lidar com o problema do insucesso.

De qualquer modo, as turmas de nível no ensino dito ”regular” reduzem muito uma das estratégias mais positivas de trabalho que é a de colocar alunos com diferentes perfis de aprendizagem a trabalhar em conjunto e, em diversas disciplinas, a desenvolver metodologias de trabalho cooperativo. E aumentam muito as desigualdades de desempenho num sistema educativo que não deve ser forçosamente igualitário mas que também não é aconselhável que despreze por completo a diversidade e a diferença na sala de aula.

2 thoughts on “Turmas de Nível

  1. Devemos pôr em causa tudo aquilo que afunile ou destrua a igualdade de oportunidades, por ser justamente um dos princípios e fins últimos da educação, que justificam a educação.

    Bem entendido, não confundamos igualdade com igualitarismo. Não se queira nivelar tudo pela mesma bitola, caminho mais que certo para nos condenar à mediania, à mediocridade generalizada – e a uma ilusória igualdade.

    Uma escola pública democrática e inclusiva, veículo essencial de promoção social e cultural e de formação humana e cívica, deve, pois, ultrapassar essa falsa dicotomia (desigualdade de oportunidades/igualitarismo), onde aliás se reconhecem as pegadas ideológicas de NC e MLR, que tão nefastas foram para a nossa Educação.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.