Quem Paga?

Aquilo que consumimos como sendo notícias? A vulnerabilidade económica da comunicação social presta-se muito a projectos com contornos duvidosos, de quem sabe que o sector não é viável sem as conexões certas no plano da publicidade, das parcerias, das compras antecipadas de parte das edições. O que se está a passar com o I e o Sol serve para demonstrar algo mais do que a sua circunstância particular, pois ajuda a perceber os limites de certos investimentos e como muitas vezes acreditamos ser informação o que não passa de outra coisa, por muito que seja o profissionalismo de quem trabalha na base mas não tem qualquer palavra a dizer quando quem manda acha que o projecto já não está a cumprir a sua missão. Seja a ampliar briefings de gabinetes de comunicação, seja a cozinhar indicadores financeiros baseados em dossiers exclusivos. Ou a investigar o que há quem queira que seja descoberto e deixa a descoberto para ser achado. E eu nem sou grande fã do Mulder.

E então aquelas grandes conferências e debates promovidos por jornais em associação com grandes empresas e com uma fileira de patrocínios, onde se convive para  conseguir manter afagado o ego de quem tem o telecomando na mão.

Censura para quê? Assim consegue-se quase o mesmo, com muito menos aparato e sem despertar as mesmas intenções. O exame prévio é feito muito antes da primeira letra ser imaginada.

puppet

2 thoughts on “Quem Paga?

  1. Gosto do que o face faz: coloca-me nas mãos as informações que preciso na hora H. É assertivo.
    Por outro lado divirto-me a observar a indumentária das jornalistas e a cor da gravata dos men – na TV. Ás vezes escolho-os pela indumentária: especialmente em dias neutros, nas semanas que correm sem parar e que parecem não ter fim ou objetivo.
    tá-se…!

    Gostar

  2. Quem domina a informação, domina a sociedade. A vários níveis…
    Tanto assim é, que muitos desses projectos informativos não proporcionam grandes lucros financeiros. De forma directa, bem entendido. O retorno será outro, virá mais tarde…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.