Autonomia Partilhada

Que muito que eu gostaria que existisse a coragem de dar substância ao conceito de autonomia na gestão escolar e que ela não fosse de modelo único, unipessoal, centralista e hierárquica, mas sim com a possibilidade de ser partilhada e vivida por todos aqueles que trabalham nas escolas sem ser como miragem ou mecanismo de subordinação ou obediência. Bastaria deixarem que as escolas decidissem que modelo de gestão preferem, qual acham que se adapta melhor à sua realidade. Porque a responsabilização até se define melhor quando as responsabilidades estão claramente definidas e atribuídas e não aglomeradas num único ponto.

Gostava que autonomia e descentralização não fossem palavras que ocultam, na prática quotidiana, o seu inverso, a centralização de todo o poder. Gostava que existisse a coragem de colocar a possibilidade de existir verdadeira eleição onde agora existe quase só mal disfarçada nomeação.

Pensamento esquerdista, eu sei (para compensar a minha posição assim pró fascista acerca dos exames da 4ª classe).

minionjs partilha

2 thoughts on “Autonomia Partilhada

  1. Podia comentar o teu post mas não vale a pena: já disseste. Eu tenho a sorte de ter uma diretora que tb foi eleita pelos pares, no antes. Nada mudou muito. Que cada um opte parece-me bem.
    Agora,
    quem raio te chamou fascista? Andas a ler literatura que te faz mal … 😛

    Gostar

  2. Subscrevo!

    O poder político tem medo da autonomia das escolas e de tudo o que ela realmente representa: liberdade, democraticidade, participação e responsabilização dos actores.

    A “autonomia” que NC brandia era apenas um cavalo de Troia ideológico para melhor abrir as escolas à partidocracia e mantê-las enfeudadas nessa lógica.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.