Deseconomias: Um Exemplo

Há toda uma corrente que considera “eficácia financeira” a possibilidade de deslocar um professor com ausência de horário lectivo, a qualquer altura do ano, de uma escola para outra, quantas vezes a dezenas de quilómetros. Mesmo quando esse professor já estava a desenvolver actividades úteis para os alunos na sua escola de origem.

Acham esses especialistas da mula ruça a passo manco que esta é uma medida que optimiza recursos. Pena é que não se dignem observar de perto o que acontece, no concreto, as consequências de tal medida e os efeitos negativos para todos, a começar pelos alunos. Na escola de origem – onde um trabalho que estava a ser feito, mesmo que não prioritário para os iluminados da gestão, deixa de o ser – e na escola de destino, à qual o professor em causa pode chegar com uma motivação bem abaixo da que seria a de um professor que aí chegasse por estar sem colocação até então.

A verdade é que – e podem-me acusar de anti-corporativismo, para variar – não são raros os casos em que estas situações desembocam em atestados médicos prolongados ou em estado de espírito negativos, mais ou menos pré-depressivos, que se reflectem nas aulas e, sem grande margem para dúvidas, na capacidade reduzida para trabalhar da melhor maneira com os alunos.

E não me perguntem mais nada porque, como diria o Octávio Machado, vocês sabem bem do que eu estou a falar.

E nem sequer se trata apenas de falta de profissionalismo. É dos efeitos de um tipo de medidas que, para poupar uns tostões, coloca em causa o trabalho com os alunos. Em bom português, é a chamada poupança de m€rd@, própria de gente de mente curta.

baternacabeça

One thought on “Deseconomias: Um Exemplo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.