Diálogos

Existem quando há mais de uma pessoa interessada, pelo que nem sempre este espaço o é com quem assim o quer. Se estivesse numa fase muito virada para as inter-relações virtuais, faria por aqui ligações para posts de blogues afamados que me provocam urticária extrema ao primeiro par de linhas (mas que dariam muitos hits, com duplo sentido), ou transcreveria e comentaria nacos de deploráveis reflexões de gente tornada estridente e demente que encontro por aí numa ou outra rede social mais popular, descontando aquela em que os pensamentos nem podem chegar aos 150 caracteres. Mas a minha sociabilidade anda muito austera.

Voltando ao que me interessa agora e ao monólogo que é, na sua essência, este blogue, um quintal meu cujo determinante possessivo incomodou quem estava habituad@ a tornar seu o que o não era, porque assim acabou por ser. Mas como quando se escreve um livro ou se pinta um quadro, mesmo quando se publica ou é exposto, o diálogo é diferido, porque no imediato é monólogo mesmo, só depois o que se criou é apropriado por quem o procura e lhe dá um sentido seu que amiúde nunca me ocorreu. Quantas vezes, apenas dialogo com a realidade que me envolve e incomoda, ou talvez o cosmos distante, e não com quem, no seu quotidiano, se quer colocar como criatura destinatária, porque com quem me cruzo e tem importância eu não finjo cumprimento, afago ou sorriso, enquanto que quem não tem só serve de paisagem ou motivo distante para passagem efémera em par de linhas que não ascendem à relevância que lhes querem dar e dar-se.

Barrete

Escrevo isto porque sim, porque é aquele monólogo que me faz bem, porque me sabe bem escrever, traduzir em verbos substantivos e nomes próprios e concretos uma relação com o mundo que não se traduz apenas em numerações ordinais ou geometrias invariáveis. Percebo eu e quem quiser, não exigindo comentário, talvez apenas aceno e sorriso discreto.

 smile

 

5 thoughts on “Diálogos

  1. Mantive um blog durante 10 anos. Quase ninguém lia. Praticamente só tinha um comentador. Resisto durante anos a uma relação virtual deste género.
    (outras, de likes, cansam-me mais- felizmente há sites e páginas interessantes. – vamos ver quantos anos resisto ao face, praticamente só.)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.