Inevitável?

A cinco semanas das eleições presidenciais, parece-me evidente que irá ser necessária a desistência de Marisa Matias ou Edgar Silva na primeira volta, em favor de Sampaio da Nóvoa, para se garantir que não existe uma segunda volta entre Marcelo e Maria de Belém. Porque já se percebeu, pelo aparato em redor das aparições dos dois candidatos na área do PS, que há uma que tem muita gente e poucas bandeirinhas e meios logísticos e outra que tem uma certa tralha do costume, mas muito material de propaganda e bandeirinhas, influência comunicacional para transformar o vazio em algo, porque quem tem Jorge Coelho e os lellos não navega em austeridades. É, por isso, muito arriscada a estratégia de 4 candidatos do PS para a Esquerda, na crença de que assim se fixa todo o eleitorado da Esquerda, garantindo uma segunda volta. O problema é que, com um PS dividido, se corre o mesmo risco de 2006, quando Alegre ficou pelo caminho devido a uma divisão que agora o próprio está a ajudar a criar. E uma segunda volta entre Sampaio da Nóvoa e Marcelo é essencial, porque Maria de Belém, enquanto presidenciável, é apenas uma criação daqueles que não gostam de candidatos sem arreata. E vai ter de ser o Bloco, ou o PCP, a fazer o sacrifício indispensável para que não se fique sem alternativas. Porque o PS se amarrou a si mesmo.

MariaBelem

2 thoughts on “Inevitável?

  1. Concordo.
    O PS, ao desistir de ter um candidato, ao desvalorizar as presidenciais – um tremendo erro estratégico -, facilitou a tarefa a MRS.
    Agora, vai ter que ser a esquerda, sacrificando os seus candidatos, a tentar reparar os danos. ASdN, numa segunda volta com MRS, tem hipóteses. Se não tivesse, MdB não teria sido lançada na corrida…

    Gostar

  2. Pois, mas duvido que isso aconteça. Só vendo as sondagens e pensando estrategicamente em torno delas. A ver vamos.
    Se MB for á segunda volta voto em Marcelo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.