Ascensor Social

A Escola (em especial a pública) e a Educação deixaram de o ser, trocando com as jotas e as Universidades de Verão. Basta ver os dois anteriores PM e os seus medíocres trajectos académicos, comparando isso com o seu cursus honorum político. Nem é necessário descer aos relvas. Os exemplos vislumbram-se a grande distância e mesmo os mais distraídos percebem que os role models de “sucesso” são os que desprezaram ou ainda desprezam activamente a educação formal, preferindo exibir a sua perspicácia no mundo dos marcantónios, aspirantes a valentins, mas com menos rasto. O cartão que interessa não é magnético que acende a luz verdinha à entrada do portão da escola. Esse é para os tansos.

Elevador

5 thoughts on “Ascensor Social

  1. Cada vez mais os filhos do povo desdenham a formação: olham para os canudos e sabem que sofrem tanto de desemprego quanto os outros…e a emigração atinge todos. No interior é dramático.

    Gostar

  2. Antes de mais, saúdo o seu regresso, Paulo. É muito bom tê-lo de volta!!!
    Tem toda a razão. Não é propriamente uma novidade o que refere. Já é assim há bastante tempo e os “chicos-espertos politiqueiros” sempre existiram, mas nunca o desprezo pela educação e pela escola pública foi tão evidente!!!

    Gostar

  3. O “ascensor social” é um mito do liberalismo como muitos outros.
    Os elevadores reais sobem e descem, mas neste todas pessoas se imaginam a serem levadas para cima e ninguém quer vir para baixo.
    Os elevadores modernos trabalham sozinhos; o ascensor social tem ascensoristas que abrem caminho a uns e barram a passagem a outros.
    Bom Natal!

    Gostar

  4. Assim se percebe, pelo mundo em que vivem e que vêem os nossos governantes, que o abandono e a negligência com que tem sido tratada a Educação se deve a duas atitudes básicas que aqueles adoptam: ignorância (não conseguem perceber realmente os benefícios de um ensino de qualidade) e dolo (seguem a ideologia que lhes diz que a qualidade do ensino poderia alterar as correlações de força do statu quo, e então prejudicam intencionalmente os outros, a maioria).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.