Privatize-se!

O Natal.

Não apenas a parte das compras, mas uma replicação moderna do próprio momento do nascimento e adoração, com a benção do arroja e genuflexões variadas do césar das neves.

Porque me parece que a lei da concorrência teria permitido que existisse uma qualquer hospedaria aberta em Belém, quando José e Maria (a original, sem laca) procuravam abrigo. Para além disso, o gado em presença no palheiro dava toda a aparência de estar mal nutrido, resultado de uma exploração pecuária pouco intensiva, o que só se pode atribuir a deficiente inserção no mercado concorrencial que eliminaria as explorações menos eficazes. Já os Reis Magos, usassem eles GPS e transporte uberizado e não teriam chegado atrasados ao ditoso acontecimento, até porque a estrela cadente parecia ser claramente de uma empresa pública palestiniana. Isto para não falar na muito ineficaz divulgação do evento em si mesmo, que se tivesse ficado nas mãos de uma agressiva empresa de gestão de imagem, teria certamente suscitado a presença de muito maior audiência, filmando-se os primeiros gargarejos do Menino de modo a serem visualizados em tempo real em meia dúzia de redes sociais. A iluminação à vela, em estilo muito retro, também se revelou fraca ideia, embora com a vantagem de ter conseguido dar um efeito imediato instagram aos instantâneos colhidos pelos pastores.

PresepioSimpsons

2 thoughts on “Privatize-se!

  1. Pois, o Natal tradicional, de toda a gente e de ninguém, reenvia-nos para o ideário da senhora da Comporta: vamos lá brincar aos pobrezinhos…

    Vá lá que o Pai Natal, ao substituir no imaginário aquele comunazinho que choramingava nas palhas (mostrando logo ser um desgraçado de um revoltado), sempre veio dar um bocado de colorido mercantil à quadra, que de outro modo seria de uma sensaboria sorno-proletária sem igual…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.