Presidenciais – 1

Contra aquilo que é meu hábito, como me chamaram a atenção diversas pessoas amigas reais ou virtuais, optei por declarar com clareza o meu apoio a António Sampaio da Nóvoa nas eleições presidenciais deste ano. Porque o fiz tem duas razões fundamentais e que não demoram muito a explicar.

Há alguns anos, após a reeleição de Cavaco Silva para o triste mandato que está quase a findar, ao olhar para o panorama de personalidades que poderiam ser dignos do cargo e de o cumprir com todas as qualidades desejáveis, António Nóvoa foi desde logo o que me apareceu como o melhor e desejei que viesse a concorrer. Escrevi isso mesmo na altura e repeti mais recentemente que seria a melhor escolha de sempre. E isto achava-o independentemente de quaisquer outros candidatos que viessem a aparecer.

No momento presente, perante situação que vivemos (no pretérito perfeito e no presente), acho que é ele quem reúne as qualidades de independência, coerência lucidez, humanismo e tolerância que o tornam CAPAZ de trazer de volta à Presidência da República o respeito que lhe é devido, enquanto função maior e máxima de um regime cuja credibilidade tantos outros que se orgulham de currículos levaram anos e décadas a degradar.

A três semanas do dia da eleição para PR, ou da 1ª volta dessa eleição, achei que era tempo de, por aqui, ir fazendo a minha crónica desta (pré-)campanha, mas sem deixar de esclarecer para além de qualquer dúvida qual é o meu registo de interesses, não me refugiando no conforto de falsas neutralidades analíticas.

sampaio_da_novoa_alfredo_cunha_2015

17 thoughts on “Presidenciais – 1

  1. Eu na 1 volta acho que vou votar em alguém com sex appeal..na segunda caso.Sampaio passe voto nele..ou em.ultimo caso no martelo caso passe axda laca loreal…ou nesse caso, pondero ainda votar em.branco

    Gostar

  2. Voto Nóvoa sem qualquer hesitação, em qualquer circunstância. O melhor candidato, seja qual for o ângulo de análise.

    Lamento a cegueira estratégica da direcção do PS que, ao subestimar estas eleições, pode entregar ao candidato da direita a presidência da república numa bandeja.

    Gostar

  3. Como não acredito em V neutralidades, louvo a tua decisão de assumires o apoio a um candidato.

    Sampaio da Nóvoa nunca poderia ser o meu candidato. Tem um discurso velho, dos anos 70, convencido, ainda por cima, de que “aquilo” é mudança e futuro.

    Gostar

    1. Os meus anos são os 80… portanto, não será por aí que me atrai. O meu problema é o discurso “sem idade” de muita gente que pretende passar por moderna e muda com os tempos não apenas a retórica, mas as aparentes convicções. Acho muita graça a Marcelo Rebelo de Sousa, mas basta ver o caderno de 12 páginas que o Sol lhe dedica para ver um mestre da metamorfose.

      Agora como adenda: antes um discurso que achas “velho” do que a acção daqueles que nos quiseram fazer retornar aos anos 40 e 50.

      Gostar

  4. Nunca gostei de discursos tipo new age ou homem.novo..soam.muito a um estalinismo latente..muitos novos ou seminovos temr um discurso dito jovem mas de tão velho que parecem remontar aos anos trinta do seculo passado.
    p.s..Quanto à voz de homem nem tanto embora neste caso até lhe assente bem..:-) 🙂

    Gostar

  5. Olá, Paulo !
    É como é conhecido / tratado , pelos nossos colegas do ens. superior .
    Muita parra ,pouca uva …
    Aquela fusão das Universidades… Ciências da Educação…
    Tem apoio de ex – Presidentes referência …verdade ,mas …
    Abraço e Bom 2016 para toda a Família Guinote !

    Nota : tenho lido os teus artigos no Público.

    Gostar

  6. acham que um gajo que fez dois doutoramentos (suiça…logo suiça… e França!) tem de dar explicações de uma licenciatura mal amanhada num Portugal em fase de PREC?
    Lolinho!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.