Ideias Avulsas – 2

Esta é daquelas que acho que são demasiado à frente para estes tempos imediatos. É sobre a avaliação externa e esta coisa emaranhada das provas finais que foram extintas, as outras que não sabemos ainda se serão e as que são para ficar no Ensino Básico.

Sendo eu dos que concordavam com as provas finais e acham que as provas de aferição servem para aferir coisa pouca e são levadas a sério por muito pouca gente – digam-me o contrário, que eu aceno e desligo – não deixo, contudo, de aceitar que se adopte um sistema misto, com provas de aferição intermédias e provas finais só no 9º ano.

Mas, sendo assim, para quê tanto aparato anual, tanta paragem de escolas, tanta gente a classificar provas, se os alunos podem faltar e nada lhes acontece? Podem cruzar os braços durante a sua realização e nenhuma consequência daí resulta? Nesse caso, mais vale optar por um sistema em que só fazem provas no 4º e 6º ano parte das escolas (25%, digamos assim), desde que cada uma delas as faça pelo menos de 4 em 4 anos para permitir -apesar de tudo – uma regular monitorização do seu desempenho.

Com um modelo desses, aliado a provas feitas apenas na semana final de aulas ou em conjunto com o calendário de exames normal do 9º ano e Secundário, as vantagens para o ambiente de trabalho das escolas compensariam, de longe, eventuais desvantagens. Assim existisse a coragem de fazer mesmo um “modelo integrado”, coerente, lógico e não disruptivo do trabalho com os alunos.

profpardal

 

4 thoughts on “Ideias Avulsas – 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.