Presidenciais – 6

Estive a ver e rever o único debate entre candidatos presidenciais que interessava, o de António Sampaio da Nóvoa e Marcelo Rebelo de Sousa. O resto é cenário e percebeu-se bem isso pela postura crispada e nervosa do segundo que foi bem mais agressivo, mesmo a roçar a grosseira em algumas observações e certamente pisando fortemente a deselegância, pois sentiu estar perante quem mais o ameaça na sua desejada caminhada triunfal.

IMG_0207

Rasgadinho, rasgadinho, com muita troca de acusações e MRSousa a não conseguir explicar porque teve tantas opiniões erradas e rodopiantes. O argumento de que teve opinião sobre tudo e mais alguma coisa é muito fraco, porque isso todos tivemos, mas só a ele têm pago para todas as semanas produzir opinião aos terabytes, em forma de entretenimento. Lá por isso, o Tino de Rans também pode dizer que sempre teve opinião, mas se calhar só passou no canal 2 da televisão da paróquia de Rebordosa do Reviralho de Cima.

Mas, mais a sério, nunca tinha visto MRSousa tão tenso, com uma linguagem corporal tão acossada, com o olhar baixo, expressões faciais de irritação, sorrisos claramente encenados e refugiando-se na moderadora em busca de um apoio adicional perante um ambiente friccionante que criou ,mas que o perturbou claramente, ao ponto de parecer um miúdo com àpartes sucessivos, desafios verbais do género diga-lá, diga-lá, ah-pois, ah-pois, que são pouco compatíveis com o que quis apresentar como um trajecto de grande experiência política (afinal, também ele não passou de autarca de 2ª linha e de ministro há mais de 30 anos). Tudo isto enquanto Sampaio da Nóvoa adoptava uma linguagem corporal muito mais positiva e distendida no próprio espaço do deabte.

IMG_0209

Em termos de forma e substância, MRSousa pareceu-se um pouco com Bill Clinton quando optou por se refugiar na semântica do disse que era interessante e útil, mas não apoiei (propostas do governo PSD/CDS para a Saúde e Educação) ou apoiei, mas não participei (campanha presidencial gastadora de Cavaco Silva).

IMG_0213

Mas aquele que acho o seu maior erro táctico terá sido o que ele pensou ser um trunfo… o de querer apresentar Sampaio da Nóvoa como presidente de uma parte do país… sendo que essa parte do país (anti-austeridade, anti-ressabiamento social, anti-liberalismo delirante, anti-destruição dos serviços públicos) é maioritária neste momento e Sampaio da Nóvoa só pode ficar a ganhar por ser apresentado de forma tão clara como seu representante e líder nesta eleição.

IMG_0212

Para além de que a leitura que Sampaio da Nóvoa faz dos poderes e da função presidencial é muito mais rica do que a de MRSousa que a parece querer limitar a uma leitura académica da Constituição e, assim sendo, passível de ser desempenhada por qualquer professor razoável de Direito Constitucional.

Embora assuma as minhas simpatias de forma clara, talvez este tenha sido o momento em que MRSousa cometeu mais erros e em que Sampaio da Nóvoa se revelou com uma postura muito mais calma, ponderada e presidencial.IMG_0214

9 thoughts on “Presidenciais – 6

  1. Ganda tareia levou o Comentadeiro Camaleão!

    O SdN surpreendeu-me pela positiva: passou decididamente ao ataque, deixou a postura por vezes demasiado fofinha, levou bastantes vezes o debate para onde queria e pôs MRS (muitíssimo mais experiente nestas andanças e, também por isso, com excesso de confiança) nervoso e pouco seguro.

  2. Concordo completamente.
    Esta está demais: “O argumento de que teve opinião sobre tudo e mais alguma coisa é muito fraco, porque isso todos tivemos, mas só a ele têm pago para todas as semanas produzir opinião aos terabytes, em forma de entretenimento.”

  3. Marcelo Rebelo de Sousa foi pela primeira confrontado com o único adversário que na verdade teme. Como disse e muito bem Sampaio da Nóvoa, Marcelo refugiou-se em jogos de palavras, truques para tentar fugir às opiniões que já manifestou. Espero, sinceramente, que os portugueses abram os olhos, mas tenho muitas dúvidas…

  4. De facto, nada é linear. Para o mesmo debate vejo diferentes conclusões.
    Eu achei que o Prof. Sampaio da Nóvoa estava nervosissimo e o Prof. Marcelo seguríssimo! Mas é a minha opinião!
    É por estas e outras que o mundo não se vira! 🙂

    1. Ora bem… sinceramente não dei por tanto “nervosismo”, embora ache natural que, a dado momento, uma poessoa se pode enervar para não responder no mesmo tom.

      Já a “segurança” de MRS pode estar a ser confundida pela extrema agressividade da postura em alguns momentos.

      Se rever o debate, como fiz, perceberá que nenhuma imagem estática consegue revelar a forma como MRS se moveu, chegando a baixar a cabeça e investindo quase fisicamente contra o oponente, enquando Sampaio da Nóvoa manteve a sua postura.

      Podemos ter leituras diversas, com base em pré-posicionamentos diferentes, mas confesso que eu fiquei surpreendido – e não no bom sentido – pelo modo como MRS tentou “atropelar” ASNóvoa com o seu “currículo” político, do qual expurgou uma razoável sucessão de fracassos e fez confundir opinião televisiva com posições cívicas.

  5. Como cidadão com convicções políticas de direita, custa-me ver um candidato como MRS ter vergonha de assumir as suas opções políticas e tentar a todo o custo encostar-se ao ao outro lado. Está a ser uma desilusão total

  6. Se calhar dizer-se que “o rei vai nu” seria um exagero, ou um desrespeito, mas é notório que, de repente , se lhe esvaziou a verve das conversas dominicais …
    ….há um professor dos comentários e um professor dos debates … talvez porque uma coisa era o tapete fofo oferecido ao comentador para desfilar, outra o contraditório dos debates … fico até com a ideia que ele próprio não estava à espera disso …
    … por vezes parece ficar como o bom aluno, a quem todos, pais e professores, colocaram a fasquia alta, e depois tem dificuldade em ultrapassar o Suf +.
    … ainda por cima, teve que ouvir , num dos debates, sem poder dar um gargalhada , o candidato Vitorino Silva dizer-lhe, que o seu perfil é muito parecido com o dele … não é fácil !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.