Não vi o debate entre António Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém mas, pelo que leio, fico convicto que o primeiro, em especial depois de diversos apoios que tem vindo a receber de gente ligada à liderança do PS, terá uma votação bem superior na primeira volta das eleições. Maria de Belém ao tentar colar Sampaio da Nóvoa à área da “extrema-esquerda”, dizendo depois que essa área já tem dois candidatos (Maria Matias e Edgar Silva) acabou por cometer um duplo erro… posicionou-se a si mesma na “extrema-direita” do PS e, por exclusão de partes, colocou Sampaio da Nóvoa no centro da Esquerda.
Apesar disso, continuo a pensar que é necessário analisar com cuidado a situação e perceber se 4 candidatos à esquerda de Marcelo cobrem melhor todo o espectro político disponível (que será perto dos 60%), se será melhor que um desista para que seja Sampaio da Nóvoa, de forma bem clara, a passar à 2ª volta, aquela que Marcelo muito teme. Atendendo à disciplina táctica tradicional do eleitorado do PCP e a alguns sinais no voo das andorinhas por vir, bem como à utilidade de Marisa Matias para a mobilização de algum eleitorado feminino que se pode deixar tentar pela opção MBelém, eu prognosticaria que Edgar Silva será a peça a sacrificar, apesar de alguns riscos inerentes a essa opção (associação do PCP à candidatura de Nóvoa por parte de alguns adversários).
Marcelo Rebelo de Sousa costumava passar o Ano Novo no Brasil com o amigo Ricardo Salgado. Contudo, Marcelo não apanhava sol à beira da piscina ou mar. Não queria chegar ao Portugal invernoso com um brutal bronzeado, porque achava que o público da TVI iria ficar enraivecido com aquele sinal de riqueza. Este episódio (descrito há tempos por Pedro Santos Guerreiro) diz-nos quase tudo sobre a cobardia intrínseca desta personagem. Estátua de Sal
https://www.facebook.com/du.coeh
GostarGostar
Viva, Paulo!
Só hoje descobri este teu novo blogue. Que bom saber que podemos continuar a contar com um espaço teu!
Abraço
GostarGostar
Maus Caros o Marcelo já perdeu as eleições e fê-lo no dia em que arrogantemente resolveu desprezar o seu eleitorado natural, ao tomá-lo como certo.
A vida sempre nos ensinou a que nunca devemos tomar os afectos como certos senão … divórcio litigioso.
Do ponto de vista do marketing politico a sua recusa em em se promover com base em cartazes, jantares comício etc… lembra-me aquele director de marketing de uma grande empresa que nos anos 80 decidiu lançar um novo detergente sem qualquer tipo de publicidade com os seguintes argumentos:
– A nossa marca é muito conhecida;
– O ciclo do produto encontra-se na fase da maturidade;
– Os produtos de marca branca vendem bem e não têm publicidade;
– Se o lançarmos com um preço mais baixo arrasamos a concorrência.
Moral da História: Foi um dos maiores flops da empresa e nunca mais ninguém ouviu falar do brilhante director de marketing.
Com o Marcelo passa-se o mesmo … perde na 1ª volta e vai perder na 2ª volta seja lá quem for o candidato.
Ao contrário do PG acho que ele teme mais a Maria de Belém pois é a única candidatura que ao posicionar-se como de centro esquerda e católica lhe poderá roubar votos nessa área (inclusive penetrar mais à direita) impedindo-o de ganhar na 1ª volta.
No 2ª a esquerda une-se em volta do mais votado, nem que tenham que engolir sapos, elefantes, crocodilos ou todos juntos.
GostarGostar