Ideias Avulsas – 8

Sou um sonhador de vez em quando… continuo a achar que os conceitos de “autonomia” e “estabilidade” devem alguma substância concreta e não serem apenas chavões instrumentais destinados a justificar medidas conjunturais, ditadas pelo combate político, que são a sua exacta antítese.

Confiam nos professores e nas escolas? Então criem bancos de provas que possam ser aplicados, como os testes intermédios, nos diversos anos de escolaridade, de acordo com a decisão das diferentes escolas, seguindo a metodologia que cada uma acha mais adequada, mantendo provas finais para verificação do (in)sucesso das metodologias usadas. A isso eu chamo autonomia.

Querem mesmo que o sistema estabilize e seja possível avaliar no médio e longo prazo a qualidade efectiva das aprendizagens dos alunos – eu sei que isto significa coisas muito diferentes para muita gente – então abandonem agendas de facção ou medidas que raramente têm em consideração aspectos pedagógicos. Não sei se isso é o que alguns chamam “pacto educativo” porque me parece que por isso quase todos entendem a vitória das suas ideias, com poucos compromissos.

Estou cansado de refundações.

yosemite2

One thought on “Ideias Avulsas – 8

  1. Concordo.
    mas, as editoras disponibilizam atualmente muitos testes. Há bancos de testes dispersos. Seria interessante que se criasse uma base de testes global mas depois criavam-se também bancos de resultados comuns. Isso permitia aferir resultados a nível nacional o que nos permitiria afinar bitolas.
    o o Sr IAVE trata do assunto. Já agora tem de servir para alguma coisa…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.