4 thoughts on “Presidenciais – 16

  1. Titia Avillez no seu melhor: prosa encomiástica encomendada para o candidato da linha de Cascais.
    A decana do jornalismo snob – aquele que se declara enjoado com a luta de classes e a essa invenções da esquerdalhada para melhor a poder praticar… -, que espelha o regime em todo o seu esplendor.

    Gostar

  2. Maria João Avillez consegue afirmar despudoradamente que MRS, no tempo do salazarismo e do marcelismo “não tinha uma posição política definida, nem – aparentemente – dela carecia”.

    Por um lado, tal já constituía uma posição política, e bem cómoda, por sinal, de apoio ao regime, quando muitos outros jovens souberam não se acomodar. Depois, talvez fizesse bem a este jornalismo de conveniência reler as Cartas Particulares a Marcello Caetano, publicadas por outro homem da casa, José Freire Antunes, em particular as cartas de Marcelo Rebello de Sousa.

    Nem vale a pena referir “as queixinhas” em forma de denúncia do III Congresso de Aveiro escritas a Marcello Caetano, ainda que bem reveladoras do caráter de um adulto já vinte e cinco anos. Basta esta passagem, datada de 10 de setembro de 1972: “Um entre mil, estive há quatro anos em S. Bento, como alguns meses depois estive em espírito em Bissau, Luanda, Lourenço Marques, como um ano depois estive com Vossa Excelência nas eleições. Um pouco da minha alma ficou então presa ao sortilégio de uma fé. […] Nós esperamos, Senhor Presidente! Parabéns, Senhor Presidente!”.

    Provavelmente, é a isto que a escriba considera não ter “uma posição política definida”! A reescrita da História não deixa de ser uma arte, servida conforme as conveniências e os interesses de classe.

    Não deixa de ser relevante que, quase 42 anos sobre o 25 de Abril, o marcelismo esteja de regresso e sem necessitar de novas roupagens..

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.