Mais do Mesmo

Aplicar a lei da proibição do uso de telemóveis nas salas de aula é um risco físico (como neste caso) e psicológico (ter de se aturar as diatribes parentais de quem tem do civismo uma noção inversamente proporcional à dos seus direitos de propriedade). Por isso mesmo, salvo casos excepcionais e outros de foro claramente criminal (embora incentivado por quem deveria ter mais juízo). a legislação sobre estas matérias é letra morta porque retirar o uso do télélé à juventude é como arrancar-lhes o fígado pelas narinas. Uma das poucas esperanças é que, graças à crescente fragilidade dos inteligentes, os mesmos se partam numa das suas frequentes quedas.

grito

9 thoughts on “Mais do Mesmo

  1. Salvo raríssimas e honrosas exceções, todos sabemos que um dos fatores de perturbação na sala de aula são os telemóveis.
    Uma situaçao no entanto me inquieta: qual a razão para a legislação ser tão clara quanto ao telemóvel em situação de exame ( a postura dos alunos na minha escola também é diferente, chegando o aluno a entregar o telemóvel “em fascículos” com receio que no decorrer da prova toque, soe o alarme, lembrete…), não havendo reclamações ou protestos dos alunos ou respetivos encarregados de educação e em contexto de sala de aula existir tanto “barulho”. Será que os exames são mais importantes que a sala de aula?

    Gostar

  2. Aprendam comigo: em vez de encarar os tlm como inimigo coloco-o ao meu serviço. Regras claras para os alunos- podem usar os tlm em duas situações, a saber:
    – para pesquisar – dou-lhes uma palavra-chave para pesquisarem quando inicio uma matéria nova: aprendem a pesquisar e a selecionar informação;
    – para ouvir música com phones (sem que eu oiça) quando estão a fazer exercícios; porquê? porque quando eu tinha a idade deles fazia a mesma coisa e era isso que me permitia concentrar no meio do barulho, abstrair-me completamente.
    Resultado:
    1ºAprendem a pesquisar e selecionar informação
    2º Concentram-se no trabalho e não há distrações
    3º Não abusam porque as regras estão definidas
    4º Nos testes entregam-me os tlm sem problema.

    Gostar

  3. No meu agrupamento o uso de telemóveis está proibido dentro do recinto escolar. E, incrível!, funciona! E as confusões geradas dentro e fora das salas de aula desceram a pique. E ainda nenhum aluno(a) morreu, nem foi encontrado com síndrome de abstinência. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.