Aplicar a lei da proibição do uso de telemóveis nas salas de aula é um risco físico (como neste caso) e psicológico (ter de se aturar as diatribes parentais de quem tem do civismo uma noção inversamente proporcional à dos seus direitos de propriedade). Por isso mesmo, salvo casos excepcionais e outros de foro claramente criminal (embora incentivado por quem deveria ter mais juízo). a legislação sobre estas matérias é letra morta porque retirar o uso do télélé à juventude é como arrancar-lhes o fígado pelas narinas. Uma das poucas esperanças é que, graças à crescente fragilidade dos inteligentes, os mesmos se partam numa das suas frequentes quedas.
Nas minhas aula: tolerância zero ao telelé.
E já mandei para a rua uma série de desobedientes.
GostarGostar
Tenho uma filha com 18 anos. Sou benevolente.
GostarGostar
Salvo raríssimas e honrosas exceções, todos sabemos que um dos fatores de perturbação na sala de aula são os telemóveis.
Uma situaçao no entanto me inquieta: qual a razão para a legislação ser tão clara quanto ao telemóvel em situação de exame ( a postura dos alunos na minha escola também é diferente, chegando o aluno a entregar o telemóvel “em fascículos” com receio que no decorrer da prova toque, soe o alarme, lembrete…), não havendo reclamações ou protestos dos alunos ou respetivos encarregados de educação e em contexto de sala de aula existir tanto “barulho”. Será que os exames são mais importantes que a sala de aula?
GostarGostar
Aprendam comigo: em vez de encarar os tlm como inimigo coloco-o ao meu serviço. Regras claras para os alunos- podem usar os tlm em duas situações, a saber:
– para pesquisar – dou-lhes uma palavra-chave para pesquisarem quando inicio uma matéria nova: aprendem a pesquisar e a selecionar informação;
– para ouvir música com phones (sem que eu oiça) quando estão a fazer exercícios; porquê? porque quando eu tinha a idade deles fazia a mesma coisa e era isso que me permitia concentrar no meio do barulho, abstrair-me completamente.
Resultado:
1ºAprendem a pesquisar e selecionar informação
2º Concentram-se no trabalho e não há distrações
3º Não abusam porque as regras estão definidas
4º Nos testes entregam-me os tlm sem problema.
GostarGostar
Ou entrega o telemóvel OU vai arejar com a coisa para outras paragens!
GostarGostar
… concentrar no meio do barulho e abstrair completamente… – … serão aulas de quê???
GostarGostar
Como o nome indica : aulas de não assertividade !
GostarGostar
Três coisas a destacar: não lhes tirar os telemóveis, que o grau de dependência é tal que alguns passam-se dos carretos; a atitude exemplar da directora e a eterna hipocrisia dos políticos que vão prometendo “reforçar a autoridade dos professores” (sendo que muitos destes ainda vão na conversa)…
https://escolapt.wordpress.com/2016/01/23/tirou-o-telemovel-e-foi-agredido-pelo-aluno/
GostarGostar
No meu agrupamento o uso de telemóveis está proibido dentro do recinto escolar. E, incrível!, funciona! E as confusões geradas dentro e fora das salas de aula desceram a pique. E ainda nenhum aluno(a) morreu, nem foi encontrado com síndrome de abstinência. 🙂
GostarGostar