O Preço dos Manuais

Querem baixá-lo e eu acho bem. as editoras alegam que os custos de produção são elevados e certamente terão razão enquanto tentarem que os manuais compitam graficamente com outro tipo de recursos, o que é uma tarefa complicada. Eu sei que é uma solução que não servirá para todos, mas a desmaterialização do manual (ou de parte dos seus recursos) para suportes digitais, em especial online é uma forma fácil de reduzir custos e já é actualmente ensaiada pelas maiores editoras com os e-manuais para os professores e códigos de acesso para alunos, mas apenas para os que comprem uma cópia em papel. É verdade que nem todos podem ter acesso a conteúdos apenas digitais, porque nem toda a gente tem possibilidade de pagar banda larga e equipamentos compatíveis em casa e as escolas não têm meios de satisfazer as necessidades de estudos de todos esses alunos*. Mas nada impede que os alunos que o prefiram, acedam ao manual apenas em suporte digital ou em pen, pois o seu custo é muito mais baixo e permite incluir muito mais recursos do que um manual convencional ou mesmo os famigerados blocos pedagógicos de 25-30 euros por disciplina. É verdade que, nesses caos, os direitos de autor teriam de ser repensados porque incidiriam sobre um valor muito mais baixo. Assim como os lucros directos das editoras se reduziriam drasticamente.

E nem falo da liberdade das escolas, departamentos ou grupos disciplinares poderem optar por compra facultativa dos manuais ou mesmo a produção e circulação de materiais próprios, em papel, por mail ou em salas de estudo virtuais. Que, aliás, fazem muito mais sentido em situações dessas do que actualmente. Só que este tipo de soluções, em especial se generalizadas, deparariam com imensas resistências. Sendo que as mais estranhas são daqueles que, defendendo a diferenciação pedagógica, consideram que o manual é o grande normalizador ao serviço das aprendizagens. Quando sabemos que quem tem meios para isso, pode usar o manual apenas como um ponto de apoio, pelo que os mais desfavorecidos irão sempre sê-lo sem outro tipo de medidas bem mais complexas e menos demagógicas.

book

  • – E que uso bem mais útil poderiam ter os telemóveis do que andar apenas a colocar fotos no instagram ou a partilhar inanidades no fb.

6 thoughts on “O Preço dos Manuais

  1. A passagem para o virtual é uma questão de tempo. Adaptemo-nos e não esqueçamos que os gadgets são apenas utensílios a que podemos dar uso de forma inteligente. Na minha Escola 90% dos alunos têm tlm com net: a escola teve de reestruturar o software por causa da quantidade de acessos ao minedu.
    As Editoras têm sempre como objetivo o lucro. Que se adaptem também. Só não sei como vão resolver a questão dos cadernos de atividades: quero mante-los!

  2. A propósito de «Mas nada impede que os alunos que o prefiram, acedam ao manual apenas em suporte digital ou em pen…» temos o BYOD e ainda de «Só que este tipo de soluções, em especial se generalizadas, deparariam com imensas resistências.» temos estes links:

    http://www.englishup.com.br/2016/01/22/11-reasons-teachers-dont-use-technology/

    http://www.telegraph.co.uk/education/educationnews/12013650/Classroom-technology-barely-used-by-half-of-teachers.html

    1. Eu sou fanático do papel, mas abdico, em regra, do uso do manual nas aulas, preferindo apresentar (e ceder aos alunos, sempre que necessário, no caso dos vocacionais) materiais meus ou de qualidade colhidos na net.

  3. E mais esta citação: «The problem is that this debate often centers around the wrong question: Does technology belong in the classroom?

    If we keep asking this question, we won’t make any progress. We know that technology belongs to the classroom. Have you ever asked whether technology belongs in your workplace? Technology is a tool that helps us develop and apply skills we all value – curiosity, problem-solving, persistence, collaboration, information literacy.» Sara Schapiro and Jason Tomassini

    Aqui: http://www.digitalpromise.org/blog/entry/lets-change-the-conversation-about-education-technology

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.