Sim?

Isto tem o seu quê de divertido.

O presidente do IAVE alertou para os riscos de importar políticas educativas de um determinado país, sublinhando que os resultados nacionais estabilizaram e que, por isso, é preciso tomar novas medidas.

“Os resultados (dos estudantes portugueses em exames internacionais) não estão a melhorar e alguém vai ter de decidir o que fazer. Estamos desde 2010 a olhar para a Finlândia que está em declínio há seis anos”, afirmou Hélder de Sousa.

Durante a intervenção na conferência, Helder Sousa lamentou a “vertigem das comparações internacionais” que levam a que se importem políticas educativas de países considerados “as estrelas da companhia” sem a certeza de que são essas medidas que fazem a diferença e sem ter em conta as diferenças entre países e sistemas educativos.

Dando como exemplo o caso da Finlândia, “que desde 2000 que se transformou na estrela da companhia”, Hélder de Sousa sublinhou que muitas vezes as medidas que estão em vigor não são as responsáveis pelo sucesso dos alunos, mas sim as que foram implementadas muitos anos antes.

Acenderam a luz no IAVE ou só agora se teve autorização para afirmar o óbvio e que eu estou careca – literalmente – de repetir?

sheldon-throwspapers

 

5 thoughts on “Sim?

  1. Falta explicar como se corrigem esses exames. Espero que seja automático 🙂

    Quanto à Finlândia estamos inteiramente de acordo. Vamos lá a ver o que dizes amanhã Paulo Guinote: copia, please!

  2. Também eu, quando li e reli a notícia, me interroguei se seria a mesma pessoa de há uns meses atrás. Já havia questionado: não acham que, depois das legislativas, os “discursos” d@s que sempre lá estiveram, no “poder”, são mais abertos, fluidos e críticos? Onde estavam, então (advérbio e interjeição)?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.