O Sistema Ideal

Sou capaz de imaginar imensos sistemas ideais, em que tudo funciona maravilhosamente. No papel. O problema é quando ignoram o factor humano que é quase sempre o pedregulho na engrenagem. Em tese, por exemplo, a economia de mercado ou o comunismo são sistemas ideais, como qualquer religião que se preze. O que estraga tudo é que os sistemas ideais são celestiais e raramente se adequam ao aspecto terreno das paixões, humores, aspirações, invejas e ganâncias humanas, à mesquinhez e pequenez do quotidiano sublunar da vida comum. E é então que o verdadeiro sistema ideal é aquele que não procura a perfeição teórica mas a sua adequação à realidade com todas as suas impurezas e resistências às formatações conceptuais.  Porque não há pior sistema de crenças do que aquele que é tão perfeito que os seus devotos não se importam de matar em seu nome.

Diamante

2 thoughts on “O Sistema Ideal

  1. “E é então que o verdadeiro sistema ideal é aquele que não procura a perfeição teórica mas a sua adequação à realidade com todas as suas impurezas e resistências às formatações conceptuais. ”

    Tendo por objetivo alcançar a felicidade humana sobre a terra. Nossa e do outro num equilíbrio humano, sustentável e homeostático.

  2. “Os abúlicos, porque deixam as ideias sem as alterar, deveriam ser os únicos a ter acesso a elas. Quando os atarefados se apropriam delas, a doce confusão quotidiana organiza-se como tragédia.” -Cioran, Syllogismes de l’Amertume.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.