O Conforto da Fé

Explicava eu hoje a conversão dos povos bárbaros ao Cristianismo e como a mensagem de salvação eterna para quem fosse bom cristão pareceria muito apelativa em tempos de mortalidade acelerada, em especial quando em troca de umas boas acções terrenas algumas penitências (bem duras para os padrões actuais) e esta ou aquela oferta para as obras divinas.

E ia pensando que me falta, enquanto agnóstico, esse conforto dado pela Fé de que os juntos serão recompensados no fim dos tempos e que as más acções levarão os seus autores até às chamas da danação infernal (agora que o Purgatório já foi eliminado sem consultarem o Le Goff). E que desta forma fico sempre com aquela ansiedade natural de ver (não) castigadas nesta terra todas as maldades a que assisto de perto e de longe, já que não acredito que depois de defuntos os sacanas deste mundo serão devidamente punidos no Além.

Falsos pregadores

5 thoughts on “O Conforto da Fé

  1. eu gosto de pensar em punição divina neste mundo: há quem lhe chame karma. mas não fico angustiada com punições alheias.
    Penso em mim e que os meus sacrifícios e maus bocados serão, ainda neste mundo recompensados. atualmente não me posso queixar da vida e já passei por um burnout…considero-me relativamente feliz.

    Gostar

      1. Conheces melhor do que manter uma atitude positiva face à vida? Ninguém nos paga as úlceras ou as depressões. Não estou para isso…

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.