O Fim do Eco (1932-2016)

Sim, sei, toda a gente leu O Nome da Rosa e os mais dotados sabem de cor o Apocalípticos e Integrados. Eu li o primeiro com sofreguidão, mas não o segundo, nem as coisas sobre semiótica e literatura. Não é por ter morrido que eu passo a ter lido tudo o que escreveu ou apenas pensou escrever. Assim como cheguei primeiro a Umberto Eco por uma via muito mais prosaica e divertida, o falso, embora indispensável, manual Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, publicado entre nós um pouco antes da explosão do best-seller total que redimiu a ficção histórica do empastelanço em que andava.

IMG_0587

É bem verdade que nem sempre consegui voltar com prazer equivalente à ficção de Eco, embora tentasse com regularidade. Foram alguns os volumes que chegaram ao fim a custo (Baudolino), que foram deixados ali a marinar até melhores dias depois de iniciados (O Pêndulo…, A Ilha do Dia Antes) ou que ainda aguardam na fila (O Cemitério…).

IMG_0588

Mas os ensaios ou a prosa curta, cronística, quase sempre muito bem humorada e infalivelmente inteligente, sempre me deixou a pensar e/ou com um sorriso nos lábios e julgo mesmo que essa era a forma em que ele exercitava o seu brilhantismo na forma mais depurada.

Mas não há recordação como a primeira.

IMG_0586

 

5 thoughts on “O Fim do Eco (1932-2016)

  1. O manual Como se “Faz uma Tese em Ciências Humanas”, foi o primeiro contacto com a escrita de Eco. Vi o filme O Nome da Rosa “n” vezes com os meus alunos, aulas de substituição, Biblioteca…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.