O Futuro

A experiência parece-me bastante interessante, embora eu ache que o futuro chega em regra demasiado depressa para que, em pouco tempo, não seja necessário optar por andar de moda em moda ou estabilizar um modelo que possa ser menos apelativo mas mais efectivo num contexto de escola de massas.

Mais do que uma permanente busca por alcançar o que será o futuro  – definindo-o quase sempre em termos do que é o presente – é importante compreendermos o que, através das épocas, se revelou sempre mais eficaz. E a mim parece que é um ambiente em que os alunos têm gosto pelo prazer e os professores por ensinar, tudo enquadrado numa organização (ou não) que sabe proporcionar condições para tal. Se isso se faz apenas com a palavra, com pauzinhos e plaquinhas de barro, com pena de ganso e pergaminho, giz e quadro de ardósia, tablets e projectores ou ecrãs de plasma é apenas a questão conjuntural dos meios técnicos de transmissão, aquisição e processamento do Conhecimento. A questão estrutural e invariável é a dos elementos humanos.

Futuro

3 thoughts on “O Futuro

  1. Concordo, as tecnologias são um meio facilitador do ensinar&aprender, não devem ser um fim em si mesmo.
    E imaginar a “escola do futuro” pintando umas paredes de cores berrantes e colocando puffs e tablets em vez de mesas, cadeiras, livros e cadernos parece-me algo pueril…
    As cores berrantes cansam a vista e os telemóveis que a maior parte dos miúdos têm hoje já são mais potentes e funcionais do que os tablets baratos ou os magalhões que o ME ou algum patrocinador tenha para distribuir.
    E no dia em que todos os professores deixarem de dar aulas “de seca” e os alunos passarem as aulas todas a “pesquisar” a coisa deixa logo de ter piada…
    Desenvolvi em https://escolapt.wordpress.com/2016/02/21/salas-de-aula-do-futuro/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.