Incomoda-me

A tão escassa conta em que a futura líder do nosso partido democrata-cristão com representação parlamentar tem as crianças dos recreios das nossas escolas.

Eu explico o contexto, apanhado de raspão um pouco antes das seis da tarde, na TSF, enquanto procurava algo musical para ouvir no regresso a casa depois de umas sessões de vida na Idade Média e relações feudo-vassálicas para jovens adolescentes agitados.

No Parlamento, na sua intervenção final sobre o OE, Assunção Cristas (em cuja doçura e graciosidade eu depositava tantas esperanças, depois de toda aquela assertividade do Grande Líder de partida) decidiu comparar o Orçamento para 2016 “àquela asneira feita no recreio da escola que nenhuma criança assume ter feito” [quase sic, a TSF tem uma versão ligeiramente diferente, mas em defesa de alguma imprecisão minha na citação direi que estava distraído com a forma criativa como os meus colegas automobilistas recriam as regras de circulação nas rotundas. Para melhor, consultem-se as actas ou a gravação da sessão].

Ora bem.

Eu sei que a Assunção não é nenhuma filha de Rousseau (por questões eminentemente cronológicas, embora não só) e por isso não acreditará, pela via do bom selvagem, na bondade natural do ser humano que só a sociedade corrói.

Mas sempre esperava mais da sua crença na honestidade de, pelo menos, algumas crianças do recreio da tal escola. A menos que ela estivesse a pensar no caso de uma escola pública em terra de esquerda, com pais e professores todos de esquerda e, por via disso, com a petizada já devidamente corroída pela sociedade e incapaz de um acto de coragem e responsabilidade em assumir as suas malfeitorias.

Apesar disso, dessa possibilidade explicativa, confesso que a coisa doeu no meu âmago, porque tenho ainda um pouco de criança em mim (quero acreditar que são os 25 quilos que carrego em excesso para a minha altura) e senti-me magoado pela tão pouca confiança que a tão católica Assunção demonstra ter nas crianças que, já dizia a cantora, são o nosso futuro. Até porque a tomar como boas as suas palavras, certamente certificadas pela Verdade inspirada do Alto (mais inspirada só a  Verdade de um césardasneves ou de um arroja quando fala da mãe e de pénis made by the hand of God himself), o futuro se afigurará muito negro. De esquerda, portanto. Como o Orçamento.

Cristas

8 thoughts on “Incomoda-me

  1. A Cristas tem da responsabilidade a ideia que a maioria dos políticos – nomeadamente os da sua área – têm: é uma mera figura de retórica.

    A ausência de uma Ética da Responsabilidade (que supõe a exemplaridade da acção, no duplo sentido)é, de resto, talvez a maior lacuna que a classe política exibe, vivendo na primeira infância do comportamento moral.

  2. Nem de propósito: ainda hoje um miúdo do 7º me apareceu a perguntar se aquela rochas era magmática ou não… o colega dele (aluno NEE mas que conseguiu positiva nas rochas magmáticas) afirmava que era um bocado de “chão de parque infantil” o que eu vim a confirmar. O aluno ficou esclarecido… e lá fomos nós à nossa vida. Como observamos na nossa prática até os alunos NEE aprendem o que é uma rocha magmática…! 😛

  3. Fico muito feliz que não tenhas nada mais para criticar no discurso de Cristas do que a escolha da analogia.
    Ainda por cima muito bem escolhida e tão típica dos recreios.

    Já quanto à horda de taberneiros que frequenta agora a AR, foi o costume.

    1. Eu não ficaria feliz, porque passei logo para a pen musical, de tal maneira achei paupérrima a substância e enfadonha a forma.

      Quanto à “horda”, a mim parece que não é muito diferente da do mandato anterior, apenas se deu uma mudança de proporção entre os que berram mais ou menos engomados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.