Comentadores Instantâneos

A Direcção-Geral de Estatísticas da Educação produziu um estudo sobre os as desigualdades socio-económicas e os resultados escolares dos alunos do 3º ciclo regular. A comunicação social agarrou no tema e abordou-o pela perspectiva do peso dessas condições, embora de forma não determinista, no desempenho dos alunos ou da relação do sucesso dos alunos com a escolaridade das mães.

A partir dos dados, lendo-se o estudo, há conclusões bastante lógicas e evidentes e outras mais matizadas. Já o que é a preto e branco é a inanidade de alguns comentários, em especial à peça do DN, feitos por especialistas instantâne@s em Educação que acham que o mais importante é debitar a sua teoria, independentemente de qualquer análise da informação disponível.

Hipo

3 thoughts on “Comentadores Instantâneos

  1. Estive a analisar os dois distritos onde trabalhei: em castelo Branco a correlação é direta, ou seja, a escola parece que não faz diferença; em Setúbal a relação é inversa, ou seja, a escola é um obstáculo á progressão dos alunos. Curioso.

    Gostar

  2. Mais um estudo a demonstrar o que já se sabia, sendo que quando se passa à análise mais “matizada” se descobrem dados que contradizem as conclusões principais e mostram que há mais coisas no universo educativo a condicionar os resultados das aprendizagens do que os dois ou três indicadores que os fazedores de estatísticas da DGEEC conseguem isolar e estudar.
    Analiso com mais detalhe em https://escolapt.wordpress.com/2016/02/24/insucesso-no-3o-ciclo-descubra-o-seu-distrito/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.