O Alexandre É Perneta? – Parte II

Vamos lá… o Alexandre Homem Cristo não se esqueceu apenas do que já escrevi em post abaixo. Usando os contratos de associação como se fosse todo o ensino privado que recebe verbas do estado, omitiu ainda um outro interessante dado e que é ainda na ordem de mais de 50 M€ só em 2015 e que são as verbas para o ensino profissional. A evolução desde 2011 não engana para quem foram as preferências no encaminhamento dessas verbas, em especial nestes dois últimos anos em que se fez muita propaganda com o vocacional no público, enquanto se desinvestia fortemente na educação e formação profissional dos jovens. Vamos lá aos quadros:

Prof2011Prof2012Prof2013Prof2014Prof2015

Resumindo devagarinho… em 2011 o peso do sector privado era de 8%, em 2015 já é de 13,2%. As verbas para o ensino público desceram 30,8%, enquanto para o ensino privado subiram 21,5%.

(pif-paf)

O Alexandre esqueceu-se deste detalhe. Acontece. O Galamba não viu. Acontece. Não é conspiração. É falta de inspiração para a pesquisa. Não é uma cabala nenhuma. São os números tal como os dados oficiais nos mostram. Os últimos anos, a par da conversa demagógica sobre o vocacional, foram de redireccionamento das preferências. De alocação prioritária em outros destinos que não as escolas públicas.

Houve uma forte deslocação das verbas, a coberto do fim dos cursos EFA, do ensino público (que viu desaparecer  quase um terço das verbas) para o privado (que cresceu acentuadamente).

É crime? Não, claro que não.

Mas lá que é uma pequena malfeitoria analisarem-se estas coisas pela metade mais conveniente… isso é.

(pif-paf)

E eu que pensava que estava farto de posts longos à Umbigo. Levei quase meia hora a fazer isto. Irra…

 

Anúncios

3 thoughts on “O Alexandre É Perneta? – Parte II

  1. Análise pertinente que os oficiais do reino aproveitarão (se os lerem). Se não lerem fica o registo para a posteridade e continuaremos a navegar em águas turvas.
    Que é o que convém aos atuais políticos em matéria de Educação. Há um pacto (secreto?!?) entre ps e psd. As politicas perpetuam-se de governo para governo, os professores estão cilindrados. Uma voz no deserto a clamar por Justiça talvez faça a diferença. Ou não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s