Tapetes de Arraiolos

Em matéria de formação contínua voltámos aos tempos em que tudo vale, desde que se juntem umas horas. Só que, como não há dinheiro, ou se apela ao espírito missionário de alguns formadores ou é a pagantes. Há ainda coisas boas e que inovam, mas há muita coisa que não se vale a ponta de um dos que vocês estão a pensar. Mais divertido é que quem dê uma ou duas sessões numa acção de formação, não conta para nada. Mesmo se pertencer a grupos de investigação e tiver o selo de investigador da FCT, publicar o que bem calhar, o que interessa é preencher um relatório de uma acção sobre qualquer coisa do tipo gestão de conflitos por quem não os sabe gerir ou como utilizar quadros interactivos em salas sem condições de luminosidade ou ainda excel para grelhadas mistas.

E qual o estímulo para se ir fazer formação se não é mesmo para ouvir e falar sobre assuntos que verdadeiramente interessem, em vez de cumprir uma formalidade burocrática para permanecer indefinidamente no mesmo escalão? Só se for algo que valha mesmo a pena ou porque se gosta muito do grupo que vá fazer a coisa. Quanto a nomes, são os do costume, já disseram o mesmo não sei quantas vezes, quem não aprendeu, já dificilmente aprenderá. Sim, eu sei… agora a formação parte das propostas dos professores e das escolas. Mas, com o sistema piramidal de decisão em centros inter-municipais, o resultado final é algo a modos que enfim.

Há quem inove, experimente novas modalidades, convide corpos estranhos às rotinas e disso eu gosto. Ou que dentro das próprias escolas as pessoas se organizem e o seu trabalho extraordinário possa constituir-se como uma modalidade de auto-formação. Mas… ainda são oásis no meio da aridez. E essas vale a penas pagar mais do que o diploma.

tapete-de-arraiolos_1

One thought on “Tapetes de Arraiolos

  1. Fiz 50 horas (4 anos) dentro da minha área :ambiente! fartei-me de caminhar pela floresta, tirar fotos, ler poemas, conhecer jogos.
    Agora preciso fazer mais 50 (4 anos) dentro de uma área transversal mas é difícil escolher… não poderei continuar a passear?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.