Para que Serve (ou o que é) um@ Administrador@ Não-Executiv@?

Simples. Serve para funcionar como soft (ou hard) power, para influenciar, para abrir portas, estabelecer pontes, desvendar os meandros dos processos de decisão pública, contactar as pessoas certas, servir de gazua, de facilitador@. Mas sempre dizendo que é um cargo “não-executivo”, que não toma decisões. Acredito que sim, até porque o que lhes é reconhecido não é competência na área da gestão, mas sim a capacidade de estabelecer relações, olear procedimentos, acelerar decisões, inclinar as coisas para o lado certo. depois de outros decidirem o que fazer.

Há casos em que apenas é um poleiro dourado para se pagar principescamente presença em reuniões e ganhar “prestígio” no currículo. Mas em outros é mesmo só para recompensar serviços prestados ou a prestar.

Umbrella-rihanna-30789190-320-432

12 opiniões sobre “Para que Serve (ou o que é) um@ Administrador@ Não-Executiv@?

  1. O negrito é dedicado por mim à Maria Luís:

    (…)Há casos em que apenas é um poleiro dourado para se pagar principescamente presença em reuniões e ganhar “prestígio” no currículo. Mas em outros é mesmo só para recompensar serviços prestados ou a prestar.

    E ainda se mama o ordenado de de putada.

    Gostar

  2. Se fosse num país anglo-saxónico como deve ser a Maria Luís já era, mas, como isto é uma República das Bananas…

    Não querida, longe disso…é tudo bom e a falta de vergonha na cara é algo da outra galáxia:

    (…)”A função de administradora não executiva não tem nenhuma incompatibilidade ou impedimento legal pelo facto de ter sido ministra de Estado e das Finanças e de ser deputada”(…)
    http://expresso.sapo.pt/politica/2016-03-03-Novo-emprego-de-Maria-Luis-Nao-ha-impedimento-legal

    Investigações da treta inquinadas pela PS (e outros) porque fazem o mesmo e não interessa chegar a conclusão nenhuma?
    Dispenso.

    BE defende que contratação de Maria Luís Albuquerque deve ser investigada
    (…)

    Ler mais:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=814623

    Caso Maria Luís. Bloco quer lista de empresas que compraram ativos do Banif
    (…)

    (…)
    Ler mais:http://www.dn.pt/portugal/interior/caso-maria-luis-bloco-quer-lista-de-empresas-que-compraram-ativos-do-banif-5059707.html

    Gostar

  3. É ver o de putedo todo unido.
    Mudar a lei (diz o pu tedo)?
    Phosga-se!
    Deve ser deve.
    “perversidade”?
    O de putedo é Santo!

    Maria Luis Albuquerque
    PS critica contratação de Maria Luís Albuquerque mas não quer alteração à lei

    O presidente do PS, Carlos César, diz que é importante “clarificar” se “há ou não alguma perversidade” na relação entre Maria Luís Albuquerque e a gestora Arrow Global. Alteração da lei descartada
    (…)
    Ler mais:http://observador.pt/2016/03/03/ps-critica-contratacao-maria-luis-albuquerque-nao-quer-alteracao-lei/

    Gostar

  4. Gosto de ser enganado:

    (…)A ex-ministra das Finanças do Governo PSD/CDS-PP sublinha que as funções que desempenhará no grupo britânico “são de natureza estritamente não executiva, isto é, sem participação nas decisões sobre negócios em concreto, em Portugal ou noutros países”. De acordo com a deputada e ex-governante, o objectivo da sua contratação “é de aportar valor à empresa sobre matérias de enquadramento macroeconómico e regulatório ao nível europeu, sobretudo da Europa continental”.

    “Nenhuma decisão tomada pela empresa no passado foi condicionada ou influenciada por qualquer tipo de decisão que eu tenha tomado”, declarou, ainda, a antiga governante.(…)
    Ler mais:http://www.sabado.pt/dinheiro/detalhe/maria_luis_nega_ter_favorecido_a_empresa_que_a_contratou.html

    Gostar

  5. Ó David Dinis isso é um argumento de treta:

    (…)Acho que temos, até de ter especial cuidado com o tema: os políticos em Portugal ganham mal (sim, mal mesmo). Se entendemos também que, depois de serem políticos, têm que ficar parados no Parlamento, à espera que a vida passe, qualquer dia só temos na política quem não merecemos que lá esteja.(…)
    Ler mais:http://www.tsf.pt/opiniao/interior/nao-senhora-ex-ministra-5059849.html

    Gostar

      1. A questão é que o PS vai roer a corda:

        “OPINIÃO
        A esquerda tem um bom pretexto
        03 DE MARÇO DE 2016
        As esquerdas têm a obrigação, depois das justas críticas que fizeram a Maria Luís, de avançar com um projecto de lei que não deixe dúvidas sobre a incompatibilidade desta transumância público-privada. Não nos venham contar histórias do passado. É agora que têm maioria.
        Paulo Baldaia, comentador TSF de política

        (…) A minha conversa é mesmo com as esquerdas. E se o PS, Bloco e PCP andassem depressinha e apresentassem um diploma mais restritivo sobre o que pode e não pode fazer um ex-governante e, já agora, sobre que empregos e quantos podem os deputados acumular no exercício de funções? Para que não pareça populismo, que não é, talvez valesse a pena iniciarem também a discussão sobre o salário dos políticos, que os demagogos dizem ser muito bons, mas que os salários no privado mostram que não é bem assim. É que a alternativa é viver eternamente a achar normal que o pagamento da actividade política seja feito à posteriori pelos privados que ganham dinheiro com o Estado.

        As esquerdas têm a obrigação, depois das justas críticas que fizeram a Maria Luís, de avançar com um projecto de lei que não deixe dúvidas sobre a incompatibilidade desta transumância público-privada. Não nos venham contar histórias do passado. É agora que têm maioria.
        Ler mais:http://www.tsf.pt/opiniao/interior/a-esquerda-tem-um-bom-pretexto-5060044.html

        Gostar

  6. Ó Paulo! “Tenhemos a humildade” de reconhecer a arte da senhora ex-ministra em tratar da sua vidinha, assim como este eloquente senhor ministro fará quando terminar o seu mandato.:

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.