Inovação

O que agora parece não nos faltar é propostas de “escolas do futuro”, com salas de aula cheias de “inovação”. Encontro três traços comuns, assim à vista desarmada, na maioria destas escolas: uma arquitectura do tipo open space com mobiliário confortável para um tipo estar reclinado; pessoal descontraído a fazer o que lhe apetece, quantas vezes agarrados a gadgets e a tese de que o que interessa é fazer diferente, desarrumar ideias, experimentar, sem pressões de avaliação calendarizada. O que significa que para ter uma escola inovadora e do futuro basta a grande parte dos adolescentes aprenderem um pouco de marketing e venderem o conceito do seu quarto aos pais. A mim, apesar de mais velhote, já só faltam uns pufs coloridos no meu escritório, porque a desarrumação em open space já lá está e sinto-me bastante bem à descoberta do que me interessa sem a rotina de um horário a cumprir. Para ser muito inovador mesmo, devo acrescentar uma decoração qualquer meio abstracta, desde que peça a um tipo qualquer finlandês ou tailandês para assinar o projecto.

room

6 thoughts on “Inovação

  1. Agora ensinamo-los a prepararem-se para uma linha de montagem: tudo certinho, tudo a trabalhar, tudo a seguir o mesmo ritmo.
    No futuro teremos de ensiná-los para o desemprego e/ou as longas horas de ócio. Aí terás o teu conceito de “escola de futuro”.
    😛

    Gostar

  2. Não significa que não resistamos…nota! e que não tenhamos espaços e tempos em que deixamos tempo para a “desarrumação do quarto”. Eu tenho, seguramente. Mas,
    quando os vejo ávidos pelo conhecimento, a olharem, ouvirem, a querem saber…e a ter bons resultados nos testes! fico satisfeita. Até em discussão critica são bons! (estou a pensar numa turma em concreto, que tive esta manhã e já tenho há 3 anos).
    mas,
    a reprodução está lá!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.