Boas Intenções

Não me desentendam. Não é por criticar as opções desta equipa ministerial em matéria de avaliação dos alunos, desculpem, aferição dos alunos que considero que fazem as coisas com intenção de piorar a situação vivida nas escolas.

Só que me faz lembrar aquelas ocasiões em que eu, também repleto das mais bondosas intenções, tento fazer qualquer arranjo na instalação eléctrica cá de casa que implique mais do que mudar uma lâmpada.

Raramente resolvo a situação, na maior parte dos casos ainda pioro o problema (porque parto ou perco uma peça qualquer) e, em 100% dos casos, acabo com mais um par de choques eléctricos no meu currículo. O que, embora digam que estimula o coração e mesmo o neurónio preguiçoso, é coisa que incomoda um pouco.

electric

5 thoughts on “Boas Intenções

  1. Duas observações apenas, mais para reflectir do que com intuitos polémicos:
    – Constitui uma crítica directa e algo contundente à política do ME, à sua linha e filosofia orientadora, dizer que sem as provas de avaliação externa (designadamente as extintas) se está a passar aos alunos e às famílias um sinal de falta de exigência e rigor, insinuando que são os exames que tornam uma política e um sistema “sérios e credíveis”.
    – Não é por acaso que a direita pegou na questão da abolição dos exames para fazer disso um cavalo de batalha da sua luta político-ideológica contra este governo. E ver nisso apenas uma questão de “chicana política”, de defesa do “passado cratiano” (de “rigor e exigência no ensino”, contra o “facilitismo” da esquerda radical) é falhar o essencial: a concepção de pessoa e de sociedade que ela tem revê-se ou prolonga-se perfeitamente nos supostos doutrinários da “examocracia” (entendendo por tal conceito a crença de que são os exames que dão o carácter e o significado ao sistema de ensino e condicionam os processos), em resumo, saber coisificado, ensino meramente instrumental, mercantilização da escola, proeminência dos valores da emulação competitiva e do individualismo, darwinismo social.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.