Gestão de Conflitos

O Alexandre pediu-me um texto acerca da dupla sondagem desta semana do ComRegras que teve por tema a existência de formação inicial ou de frequência de acções de formação contínua na matéria em epígrafe. É um tema que me diverte porque, mais do que ter tido essa formação, interessa saber se essa formação teve alguma… terei de usar a palavra… qualidade. Isto ainda não é o texto que vou enviar amanhã, mas gostava desde já de, para poupar linhas, deixar aqui uma memória que me ocorre sempre que se fala neste tipo de formações e que é a de uma sessão, por ocasião da minha própria profissionalização (em eserviço, ali mesmo ao findar do milénio), em que uma especialista do ME veio à ESE de Setúbal apresentar as imensas vantagens do RAAG (quem não sabe o que é, é googlar) então em implementação. E exemplificava com o seu carácter democrático e participativo. Ao que eu coloquei o dedinho no ar – era suposto aquilo ser uma espécie de aula para as turmas de profes em profissionalização e não uma conferência e, quando autorizado, formulei uma questão que, pelo cenho do especialista, não era a mais agradável. A resposta que se seguiu foi a de que estava a fazer uma exposição (de powerpoint em riste) e que só responderia a questões no final e eu que esperasse. Esclarecido sobre o carácter participativo e democrático da coisa, esperei uma meia hora e, como a criatura não se calava, fui-me embora almoçar. Porque isto de uma pessoa ir aprender coisas com quem as não sabe praticar tem o seu quê de desnecessário.

calvin-e-haroldo-direito-inalienavel

6 thoughts on “Gestão de Conflitos

  1. Eu nunca tive formação na área. Excepto a atitude da minha orientadora pedagógica (formação integrada) numa turma de desporto do 9º ano. O seu exemplo foi a minha formação. E basta.

    Gostar

  2. O acima descrito não é bem um exemplo de gestão de conflitos mas, isso sim, um excelente modo de evitar conflitos: “… esperei uma meia hora e, como a criatura não se calava, fui-me embora almoçar.”

    Quanto ao “RAAG”, não sei o que é, não vou “googlar”, e tenho raiva de quem sabe ou perde tempo com essas tretas…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.