Honestidade

Contra o que tem sido habitual nos últimos anos, tenho metade das turmas com 50% ou mais de negativas. Como acho que é feio exigir que os alunos não digam mentiras e fazer o contrário, a minha justificação foi-lhes transmitida em primeiro lugar nas aulas em que conversámos sobre a avaliação. E, que me desculpem, não é no terceiro período que vou reformular estratégias como se até agora tivesse andado aos papéis ou a zanzar. Faltam 9 semanas de aulas, o que significa que faltam dois meses para muitos deles se preocuparem minimamente com o que andam a fazer pela escola, fora dos intervalos e dos furos. O que significa que vai preto no branco que, do meu lado, já faço tudo e mais alguma coisa, falta agora a parte deles. E nem sequer me vou refugiar no acompanhamento das famílias, porque isso é esperar que o horizonte venha deitar-se aos meus pés. Acho que quem quer que os outros sejam honestos, deve dar o exemplo e não se refugiar em eufemismos ou naquele ondulante e adjectivado linguajar típico de actas e agora de pêtêtês. E ainda bem que escrevi a coisa antes do raio da dor de dentes desta tarde.

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4 thoughts on “Honestidade

  1. Estive a dar hoje a avaliação. Com as grelhas. 20% de insucesso é o meu pior. Nada mal. Mas ainda falta o terceiro período e o teste global. Vamos ver. 🙂

  2. Na minha escola a partir dos 40%. Na minha antiga, ESA, era uma negativa uma justificação, 20 negativas vinte justificações. Já sugeri inverter a coisa – a justificação seria exigida aos alunos. Mas…

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