Epifenómenos

É interessante como há quem escreve muito e de forma dramática contra o muito e dramaticamente que se escreve sobre a avaliação dos alunos do Ensino Básico.

Concordo. Embora não seja dos que desvalorizam o tema como se fosse de uma menoridade tão atroz que lhes faz encarquilhar os dedinhos dos pés com o horror.

Por isso mesmo é que gostaria de ver essas pessoas escrever muito, dramaticamente ou não, sobre aspectos bem estruturantes como: modelo de gestão escolar, do ponto de vista da concentração da rede escolar e também quanto ao modelo de funcionamento interno das escolas; (inter)municipalização da educação e esvaziamento da autonomia das escolas; requalificação assimétricas dos equipamentos escolares; continuação do bloqueio da carreira docente e envelhecimento do pessoal docente. E gostava ainda mais que o fizessem de forma coerente, sem súbitos rodopios de acordo com a cor do momento.

Até porque também passa por aí a possibilidade de se construir uma Educação do Futuro, justa, equitativa e de qualidade. E não tanto por revisitarmos teorias por demais conhecidas.

Porque também não passa de um epifenómeno andar-se a produzir prosas abundantes sobre a utilização de gadgets na sala de aula, quando temos estores por reparar, mesas de há 30 anjos e cadeiras com cábulas escritas desde o século passado. A menos que seja para fazer Educação Física Virtual nas escolas sem pavilhões adequados ou com eles a cair pacientemente aos pedaços.

Smiling

3 thoughts on “Epifenómenos

  1. Neste momento o meu problema são os portáteis de Sócrates que estão todos fanados. Não consigo que haja um tablet, portátil privado, magalhães, por grupo de trabalho. Terei de voltar ao papel para fazer trabalhos de pesquisa?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.