Distorcer a Memória

Como se pode estragar uma boa ideia? Facilmente… por conveniências editoriais produzem-se cópias de publicações de bd antiga de formatos muito diferentes num formato único que não corresponde a nenhum dos originais. Até dá dó o que a Visão fez ao oferecer exemplares que não se percebe bem o que são ao colocar com as mesmas dimensões a V série do Mundo de Aventuras (formato 21×28) e a fase mais longa de formato pequeno d’O Falcão. agora resta esperar pelo assassinato do Cavaleiro Andante e d’O Mosquito (o que constituirá total blasfémia). Reparem na segunda imagem a diferença de formato entre o que a Visão anda a oferecer (sou assinante, recebo a bem ou a mal) como sendo O Falcão e o que era a publicação dos anos 70). Como estou com preguiça não fui ao fundo dos arquivos buscar um MA para fazer a mesma comparação.

IMG_1005IMG_1007

2 thoughts on “Distorcer a Memória

  1. Verdade seja, que o Mundo de Aventuras, fazia o mesmo com algumas bandas desenhadas que apareciam originalmente no formato de strips.
    Estou a lembrar-me das excelentes vinhetas do Arturo del Castillo, (Garrett) mais ou menos assassinadas com traços acrescentados à pressa, para se ajustarem ao formato da revista.

    1. Está bem, mas… não é por isso que… quase todas as revistas faziam isso, ainda pior quando o MA da IV série era em formato “ao alto”. Na V série, que é esta, isso já não era tão comum.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.