Preocupante

Até porque não segue as famigeradas tendências demográficas da diminuição do número de alunos. Há diversas hipóteses de explicação. Uma delas relaciona a criminalidade ao ambiente de crise e já se verificou em outros momentos. No meu caso, prefiro sublinhar o sobredimensionamento de alguns estabelecimentos de ensino, situação que eu acho propícia ao aumento da conflitualidade. Seria ainda interessante verificar de que forma evoluíram as ocorrências por ciclo de escolaridade porque me começa a preocupar bastante o que se vai passando no 1º ciclo.

Em 2015, GNR e PSP registaram 3400 crimes praticados dentro da escola, mais 76 que no ano anterior. A subida não é acentuada (2,3%), mas tem-se repetido pelo menos desde 2012, quando o número se tinha ficado pelas 2790 ocorrências de natureza criminal. Já os episódios detetados nas imediações dos estabelecimentos de ensino (1368) diminuíram 10%.
(…)
Além das 4768 ocorrências de natureza criminal, são ainda participadas outras situações que não entram na categoria de crime e que elevam para um total de 7110 as ocorrências registadas dentro e nas imediações das escolas, mais 6% do que no ano anterior.

 

Fight

One thought on “Preocupante

  1. Se tiveres em conta o estudo do “Com Regras” vês que as participações têm vindo a aumentar também. Este resultado não nos deve surpreender se tivermos em conta que a participação às policias também terá aumentado.
    Claro que a situação de indisciplina/crimes é grave por si só. Ainda esta semana vinha um artigo que um pais do Norte estará a fechar prisões. Um povo educado é um povo pacifico. Há que procurar soluções também dentro da Escola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.