Novo Dicionário Educacional -Letra E

Estabilidade – algo que todos os novos governantes anunciam à chegada ao poder. Todas aquelas mudanças e reformas em forma de constelação e chuva meteorítica destinam-se a dar fim a toda a instabilidade vivida anteriormente e a começar um glorioso período em que a Educação estabilizará a caminho do sucesso dos alunos, da racionalização do funcionamento das escolas e da dignificação da carreira docente. A estabilidade costuma demorar dois anos a estabilizar e dois anos a funcionar de forma diferente da anunciada, até nova mudança de governantes que, ao chegar, constatam toda a instabilidade antes vivida e anunciam um novo conjunto de políticas e reformas que se destinam a mudar tudo o que antes estava mal e a conseguir a desejada estabilidade visando o sucesso dos alunos, a racionalização do funcionamento das escolas e a dignificação da carreira docente.

Exemplo prático de medidas destinadas à estabilidade: em tempos coevos, a ministra MLR criou concursos alegadamente plurianuais para colocação de professores destinado a estabilizar o corpo docente das escolas e reduzir a sua mobilidade anual que era o que ocorria até então; em seguida, criou um subsistema de determinação anual de horários que levava a que anualmente se verificassem concursos de mobilidade para muitos dos professores teoricamente colocados plurianualmente. Anos depois, Nuno Crato, para obstar ao aumento da instabilidade criada pela rotação dos professores nas escolas e permitir aos órgãos de gestão escolher os mais adequados aos seus projectos (ler verbete na letra P), criou a chamada Bolsa de Contratação de Escolas, toda informática e tal, que se tornou num dos procedimentos mais morosos e ineficazes para colocar professores atempadamente nas escolas desde o tempo das candidaturas em pedra lascada. Para resolver a instabilidade criada por esta situação, o novo ministro Tiago B. Rodrigues decidiu suspender a BCE e anunciar um novo procedimento que continua desconhecido a dois meses de terminar o ano lectivo. Tudo em nome da estabilidade.

Diario

3 thoughts on “Novo Dicionário Educacional -Letra E

  1. Está visto que a estabilidade desta gente padece de um grave problema: instabilidade!

    O fantástico exemplo do Paulo faz-me lembrar os esporões construídos ao longo de uma linha costeira, a fim de estabilizar determinada situação. Depois, como surge nova situação instável, vão-se construindo sucessivamente novos esporões até à… instabilidade final!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.