Eminências Pardas

Achando eu que estou incapacitado para discutir assuntos de índole estatístico-financeira relativos à Educação, acho que o melhor é remeter-me a outras áreas, porventura bem mais decisivas, como sejam as pessoas que não sendo bem DDT são MNT (mandam nisto tudo) no fresco sombrio dos corredores do poder, não sendo “anónimas” porque gostam de deixar o nome em imensos locais, só que não visíveis ao primeiro olhar.

As eminências pardas da governação, não apenas na Educação mas este é o sector que conheço menos mal (mas longe de bem), são quem verdadeiramente coloca as engrenagens a funcionar ou a empanar, em assim o querendo, independentemente de ministros ou outros políticos em trânsito. Aliás, até preferem bem mais as cordiais relações com chefes de gabinete ou mesmo com aqueles secretários de Estado colocados com base nas quotas internas dos grupos de apoio ao governo de passagem. Há quem se sinta muito importante com o facto de ter o “número d@ ministr@” ou mesmo (como eu já ouvi a alguém) de “os tratar a todos por tu”, mas a verdade é que só temos alguma importância quando essas eminências se preocupam em ter o nosso número, porque isso significa que lhes entrámos no radar.

A nossa importância não se mede por aquel@s a que conseguimos chegar às falas, mas sim por aquel@s que querem chegar às falas connosco. Seja porque pensam que poderemos ser um investimento para o futuro em termos de amizades fingidas, seja porque assim sempre terão uma via para tentarem exercer o seu controlo. São el@s que têm todos os contactos relevantes, a quem se recorre para facilitar desenrascanços. E el@s sabem o poder que têm e os créditos que acumularam após laboriosos anos de tecelagem delicada que detesta o ruído e as más maneiras de quem é recém-chegado ou de quem espreita e desgosta do que vê. Sentem-se imprescindíveis nos seus conhecimentos, condescendentes com os mandantes do momento, cortesãos que cultivam a sua corte porque são vassalos meramente nominais de suseranos frágeis.

As eminências pardas são aqueles que sempre encontram a solução para todo o embaraço que decidem resolver, pois sabem imensamente mais do que a generalidade dos governantes. São os nossos Humphreys Appleby sem o cavalheirismo do sir, mas igualmente inoxidáveis nos seus punhos de renda forjada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma opinião sobre “Eminências Pardas

  1. Acho o conceito interessante. Eu por exemplo prefiro esse tipo de poder. Sempre achei que a mulher de César tem uma posição mais confortável que o próprio César.
    O poder oculto, tão ao jeito feminino, que se exposto poderá revolucionar as mentalidades.
    Afinal, somos um patriarcado ou um matriarcado?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.