A FNEprof a uma Voz

Servindo os seus senhores (e ocasionalmente os professores), cada um em seu tempo, João e Mário parecem siameses separados à nascença, ambos apenas preocupados em estar à mesa das partilhas. As clientelas locais, do laranja ao vermelho, passando pelo rosa, aguardam com sofreguidão os poderes adicionais.

7 de Junho de 2014:

30 de Abril de 2016:

O sindicalista frisou ainda que os professores vão participar no processo de transferência de competências de toda a escolaridade obrigatória para as autarquias.

Falando para “os decisores políticos”, o sindicalista assegurou que, “com ou sem gestão e colocação de professores pelos municípios”, os docentes “não deixarão de participar no processo, mas para defender uma verdadeira descentralização”.

Agora relembremos que a questão da colocação de professores não se coloca há muito e que há quem acene agora com ela como se estivesse prevista, o que não é verdade:

Em causa está descentralização de competências do Ministério da Educação e Ciência para as autarquias. Uma das propostas prevê compensação monetária de municípios que consigam gerir escolas com menos docentes. Crato garante que, no seu mandato e para o ano, tal não vai avançar.

Pois… se calhar ainda dá passos com o seu sucessor e a benção mal amanhada da FNEprof. Com todos os seus defeitos, pelo menos nisto Crato cumpriu o que prometeu… já o Mário…

Representantes das oito organizações que constituem a Plataforma Sindical Docente fizeram, em conferência de imprensa realizada em Lisboa (5/06/2015), o balanço da consulta aos professores sobre a municipalização da educação. 97,5 por cento dos votantes disseram “Não!” .

(…)

Intervindo em nome da Plataforma, Mário Nogueira deixou “um agradecimento a todos os docentes que se empenharam na organização deste processo de consulta”, incluindo professores não sindicalizados e vários diretores e membros dos conselhos gerais.

Frade

 

 

5 thoughts on “A FNEprof a uma Voz

  1. tinha-me esquecido dessa da compensação pela redução de professores. mas,….se já estamos todos a clamar pela redução do número de alunos não vejo como poderão reduzir o nº de profs…tens alguma ideia?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.