Esperança

Após ler e ouvir as declarações de amor do novo ME pelas Artes, fico na expectativa da reestruturação do ensino das Expressões no Ensino Básico, nomeadamente na reconfiguração da Educação Visual e Tecnológica e na recuperação de espaço curricular por parte da Educação Musical, nem que seja no 3º ciclo na modalidade de disciplinas opcionais com um número razoável de alunos (acima de 12?) e não apenas conforme os cálculos de horários de docentes disponíveis na escola para o efeito. Como não pode ser tudo de uma vez e como a política também vive de anúncios, poderíamos marcar isso, pelo menos, para 2017?

batmannthink

2 thoughts on “Esperança

  1. Bom, se ficarmos com 25% do curriculum podemos ter essas opções. Na minha escola há (houve?) a opção de música no 3º ciclo, bem como teatro. A mim parece-me que o pior para as artes visuais ainda são as metas (programa) que me parece não favorecer muita a Arte. Mas essa é uma ideia que tenho…não sei bem.

    Sobre currículo ouvi ontem uma palestra em que o Professor afirmou que este se dividia em “parte politica” e “parte técnica” e que só podíamos mexer nesta última. Apeteceu-me rir…

  2. Na minha opinião, a esperança é relativa e não traz certezas. Pelo contrário, temos certezas quanto a uma coisa: irão começar as “guerras” nas escolas quando chegar a hora de decidir como aplicar esses 25%! O próprio Sec. Est. o preconiza e cito: “(…) Dessas seleciono 25% e tenho liberdade para oferecer mais Inglês e menos Educação Física, mais Expressões do que História (…)”.
    Também estou na expectativa quanto aos resultados que sairão com a aplicação das “Competências Globais”, tanto mais que, na opinião de Schleicher, “(…) as escolas portuguesas ainda não fizeram a transição para o séc. XXI”.
    E, para terminar, d@s 30.000 que responderam ao questionário do ME, só eu contei por 4!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.