Diário de um Professor Conservador, Segregacionista, Racista e Entediante – Dia 2

Fui professor da aluna X no 5º e 6º ano. Era uma aluna com necessidades educativas especiais mas sem CEI. Com muito apoio individualizado, muita atenção ao seu perfil de aprendizagens, ela fez o segundo ciclo de forma bastante pacífica. Chegada ao 7º ano, as dificuldades acentuaram-se e, combinadas com algumas companhias menos apropriadas, acabou por ficar retida e voltei agora a tê-la em História no 7º ano. Depois de muito debate no Conselho de Turma (os pormenores são poupados porque são de ordem privada) e com a equipa de Educação Especial a aluna passou a ter um CEI, “perdendo” algumas disciplinas tradicionais em favor de outras áreas ou de algumas horas de apoio individualizado no plano da E. Especial. Manteve História por vontade própria e porque sempre nos entendemos bem. A sua avaliação, que já era adaptada, passou a depender exclusivamente de trabalhos temáticos, feitos de forma autónoma a partir dos conteúdos programáticos leccionados nas aulas a toda a turma. Hoje pediu-me se podia ir terminar o trabalho fora da sala de aula “regular”, na sala da E. E. porque aí tem acesso a computador. E eu deixei, mas não sei se a deixei ir para um espaço “segregado”. Se a “inclusão” que alguns defendem é a todo e qualquer custo. Para mim é uma adaptação às melhores condições para os alunos, que podem não ser sempre as das aulas dias regulares; mas também é verdade que eu terei uma visão “conservadora” destas coisas, porque é assim que agora são classificados todos aqueles que não têm a mesma opinião que agora fica bem nos discursos oficiais.

Angelina-Jolie-Marioneta-68212

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.