Ideologia

A ver se percebo…

Quando se fecharam escolas públicas e encaixotaram alunos em mega-agrupamentos, quando se congelou a carreira docente, quando se reduziram apoios sociais às famílias dos alunos carenciados, quando se estreitaram as possibilidades de apoio a alunos com necessidades educativas especiais, quando se reduziu o número de professores em exercício na ordem das dezenas de milhar, estava-se a racionalizar a despesa, a combater desperdícios, a contrariar privilégios, a seguir a lógica do retrocesso demográfico e a defender o interesse dos contribuintes.

Quando se anuncia a possibilidade de não renovar alguns contratos de associação com instituições privadas na área da Educação trata-se de um radical ataque ideológico e de uma afronta à Igreja (que nem deveria ser para aqui chamada)?

bullshit-detector

 

11 thoughts on “Ideologia

  1. Esta reacção descabelada das hostes da direita ao simples cumprimento da LBSE ilustra à saciedade esse efeito mistificatório da ideologia – tentar confundir as razões verdadeiras que sustentam o discurso dos actores sociais: a direita defende simplesmente os interesses dos grupos privados do ensino -, denunciado, antes de mais, pelo velho Marx, e desenvolvido por autores (mormente Gramsci, Althusser, Lukács) que os ideólogos da direita, afinal, bem gostam de estudar.

    Gostar

  2. Pois. Certas medidas são consideradas medidas racionais e de boa gestão, se adotadas pela iniciativa privada. Se as mesmas medidas são aplicadas pelo Estado, são consideradas economicistas, radicais e diabolizadas. E vice-versa.

    Gostar

  3. Há que criar nas urnas condições para uma revisão constitucional que proclame de vez a Escola pública com uma função nuclear do Estado e como tal só a cargo do Estado. A partir daí, a Escola é de acesso universal e a cargo dos melhores nas vertentes humanas, pedagógicas e técnico-científicas. Passa a ser uma função soberana pois corresponde à afirmação de um Estado milenar, cujos seus pressupostos jurídico-políticos e humanos ficam reforçados e permitem dar um exemplo a quem nos queira seguir, sendo certo que parece-me que já não seremos pioneiros neste paradigma.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.