Consultores Científicos

Observo, abismado, a extensão da prática de apresentar consultores científicos em manuais escolares. No caso de História/HGP a coisa chegou ao 2º ciclo. Não vou criticar por aí além quem aceita dar a sua chancela e o seu nome para o efeito pois, afinal, sempre satisfaz uma certa vaidade e certamente dará algum crédito bancário. Sinceramente, critico quem acha (editoras, autores) que é necessário tal chancela para os seus projectos terem credibilidade. Se já no caso do 3º ciclo achava despropositado que aparecessem professores catedráticos a garantir que o manual estava em condições de usar (que raios, será que eles leram mesmo o dito cujo?), parece-me absolutamente delirante que isso aconteça com manuais do 2º ciclo que transmitem um nível de conhecimentos muito básico, que qualquer licenciado na área deveria dominar sem ter necessidade de supervisão científica. Mas os tempos andam propícios a tudo, neste ambiente de generalizada falta de confiança.

Com sinceridade, excepto casos de fidelização ou admiração académica mais extrema, não vejo qualquer professor com bom senso a adoptar este ou aquele manual por causa do(s) “consultor(es)” ou certificadores “científicos” exibidos na capa. Até porque, como também todos sabemos, a larga maioria não vê uma sala de 2º ciclo desde que foi aluno ou se, por acaso, teve de ir a uma reunião de encarregados de educação. E dificilmente saberá o que, no concreto, é um manual que funciona em sala de aula. Lamento, sinceramente, que existam autores que se prestem a esta menorização do seu trabalho e da sua competência, ficando só por saber se, no final, ainda não receberão menos pelo seu enorme trabalho (fazer um manual agora é produzir quase uma enciclopédia) do que alguém que apenas marcou um visto nas páginas (mesmo que seja meu conhecido e até amigo).

Patego

6 thoughts on “Consultores Científicos

  1. A primeira vez que apanhei isso foi num manual de 10 ano: galopim de carvalho e clara pinto correia. foi-me perfeitamente indiferente, o manual era um manual.
    no ano seguinte mudamos de editora que não tinha ninguém a apadrinhar. o manual era melhor. pim.
    e foi uma troca entre porto editora e areal. …

    Gostar

  2. Paulo, vem pouco a propósito, mas já que fala(s) de manuais, aproveito para perguntar: qual a sua/tua opinião acerca desta nova moda (consultei até agora uns nove exemplares, acho que já lhe posso chamar isto) de colorir profusamente nos manuais de HGP as manchas de texto informativo (destacando, sublinhando conceitos, colorindo tematicamente remissões, etc)? Como estou a escolher o de 5o ano, decidi pedir a colegas alguns exemplares de outras disciplinas (Português e Ciências Naturais), e este fenómeno não se verifica com a mesma intensidade. Será para aproximar o formato-livro do formato-digital? Acho esta abordagem tão contraproducente num ciclo em que os miúdos começam a construir um novo nível de literacia.

    Bom final de ano lectivo!

    Gostar

    1. Confesso que esta deriva gráfica me parece que começa a fragmentar cada vez mais os manuais em pequenas “pecinhas” que podem ajudar a ler a informação isolada, mas que nem sempre é a melhor forma de transmitir conhecimentos de forma articulada.

      Gostar

      1. Nem tinha visto a questão nesse senso mais macroscópico (o manual ser ou não um guião de continuidade); só me ocorreram as potenciais dificuldades que esta nova policromia (a contra-corrente do minimalismo por que muitos ambientes digitais de leitura têm optado) pode oferecer a quem ainda está numa fase da descodificação da escrita mais ou menos elementar.
        Obrigada.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.