Outras Preocupações

É o caso do pessoal não docente das escolas privadas com contrato de associação, com o qual vejo pela primeira vez algumas pessoas preocupadas. Em declarações que se foram sucedendo com números diversos (despedimentos entre os rigorosos 4222 professores e pessoal docente anunciados a 6 de Maio (Público) até aos redondos 1000 contabilizados no dia 18 de Maio (Expresso), antes de passarem a 2000 em 25 de Maio (Educare).

De acordo com os responsáveis da AEEP e do MEPEC os números variam, mas parece permanecer a preocupação com um despedimento do pessoal não docente, que atribuem à renovação de alguns contratos.

O que fixa por explicar é o que se passou, por exemplo, entre 2011/12 e 2013/14, período em que por acaso até existiu um acréscimo de pessoal não docente nas escolas públicas (à custa daquele trabalho precário de poucas horas diárias recrutado nos centros de emprego), e em que as escolas privadas com contrato de associação reduziram o pessoal não docente em 1573 funcionários (e 2125 desde 2009/10), sem que tivesse acontecido qualquer situação deste tipo. E olhem que a redução em apenas dois anos foi de quase 12% (e em 4 anos foi de 15,5%). Onde estava a sensibilidade social e laboral destes senhores nessa altura?

Sublinho… não estou a desejar qualquer aumento do desemprego do pessoal não docente em qualquer sector. Apenas destaco a hipocrisia daqueles que dispensaram quase 1600 pessoas em dois anos (mais de 2100 em 4 anos) e só agora lhes tenha chegado a preocupação com os 670 adicionais que a 3 de Maio ameaçavam dispensar.

NãoDocente0910NãoDocente1112 NãoDocente1314Os quadros são retirados dos volumes das Estatísticas da Educação dos anos em causa. A Pordata não inclui esta informação, por isso será mais difícil encontrá-la em textos dos pseudo-liberais de serviço a esta causa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.